Você está visualizando atualmente Por que o Drex é uma oportunidade de ouro para os empreendedores
Entenda porque a moeda digital Drex, é uma grande oportunidade financeira para os empreendedores. Foto: Reprodução

Por que o Drex é uma oportunidade de ouro para os empreendedores

O “real digital” vai mexer com a dinâmica de bancos e varejo ao mercado imobiliário

Não é novidade que o Brasil está se tornando o hub global em inovação financeira devido ao lançamento recente de ferramentas com grande impacto no dia a dia da população, como o Pix. Agora, o país está perto de dar um novo passo para consolidar essa posição com o lançamento do Drex e o uso de blockchain em transações financeiras, e neste processo, abre-se uma enorme oportunidade para empreendedores e fintechs de escreverem um novo capítulo dessa transformação do mercado financeiro.

No início de outubro, o Banco Central do Brasil abriu a chamada pública para receber propostas de casos de uso para a realização de testes dentro da segunda fase do projeto piloto do Drex. Cujo período se estende até o fim de novembro. E como a nova tecnologia vai impactar os mais diversos setores da nossa economia, há um mar aberto de possibilidades de novas soluções. Que vão alavancar o potencial de negócio das empresas. E, contudo, transformar o mercado como um todo.

Drex é uma oportunidade de ouro para empreendedores, entenda

Embora a criação do Drex seja um marco fundamental para escalar a adoção de stablecoins como moedas programáveis. A tecnologia já pode ser utilizada hoje através de stablecoins privadas. No entanto, isso abre espaço para o conceito de OpenFi – junção do Open Finance com o DeFi – em sua plenitude. Permitindo que contratos inteligentes e stablecoins privadas criem soluções mais dinâmicas e acessíveis.

Diferentemente do Open Finance, que se concentra na integração de dados entre instituições financeiras para oferecer serviços personalizados. O OpenFi vai além ao incorporar os princípios das finanças descentralizadas (DeFi) e contratos inteligentes. Essa funcionalidade utiliza protocolos descentralizados e contratos inteligentes para oferecer mais flexibilidade, transparência e eficiência nas transações financeiras, eliminando intermediários tradicionais como bancos e corretoras.

E os casos de uso com a nova tecnologia são diversos, com potencial de transformar os mais variados setores da economia. No agronegócio, por exemplo, um dos benefícios é a possibilidade de rastreabilidade de origem. Que pode facilitar o acesso a recursos financeiros por parte dos milhares de pequenos produtores ao tornar o processo mais eficiente e transparente. Além disso, transações com valores menores e prazos mais curtos processados por contratos inteligentes não geram custo operacional adicional.

No Varejo, o Drex pode tornar mais eficaz os programas de fidelidade usando tokens

Já no Varejo, o Drex e o uso de blockchain podem tornar mais eficaz os programas de fidelidade usando tokens e contratos inteligentes. Possibilitando aos usuários a transferência de pontos ou usá-los em diferentes empresas. Fazendo essa recompensa funcionar mais como um dinheiro do que um desconto atrelado a uma única rede. Contudo, hoje, os pontos são de propriedade dos emissores que controlam os sistemas, e com a emissão dos tokens essa propriedade passa a ser do usuário. Essa mudança conceitual muda totalmente o modus operandi desse novo “dinheiro”.

Impactos também ocorrerão no mercado imobiliário, onde o blockchain vai simplificar o processo de transferência de propriedade ao registrar transações e escrituras de forma imutável e de maneira digital. O conceito de registro de imóvel hoje feito pelo cartório é a função mais básica do blockchain. Além disso, a tokenização de ativos imobiliários vai permitir a criação de produtos financeiros sem a intermediação de instituições financeiras. E também possibilitar a compra fracionada dos bens, democratizando assim o acesso ao mercado imobilário.

Drex e o blockchain é oportunidade única de modernizar serviços financeiros

Esses exemplos mostram como o Drex e o blockchain representam uma oportunidade única de modernizar os serviços financeiros aos empreendedores. Contudo, os benefícios são diversos e vão desde a automação de processos financeiros e maior transparência para as transações até avanços voltados à inclusão financeira. A saber, essa inovação também vai ampliar o acesso aos serviços para populações desbancarizadas e pequenos negócios por conta da redução de custos com a eliminação de intermediários. E a automação de processos.

Todo esse cenário culmina em uma maior escalabilidade e incentivo à inovação financeira, principalmente neste momento que abrange tanto a expansão do blockchain no setor quanto os primeiros passos de uma moeda programável emitida pelo próprio Banco Central. Contudo, essa infraestrutura mais flexível e escalável, bem diferente do modelo tradicional e engessado a que estamos acostumados hoje, vai possibilitar a criação de produtos financeiros sob medida. E, além disso, abrir espaço para novos modelos de negócios.

É por isso que o recente chamamento do Banco Central é uma oportunidade única para os empreendedores brasileiros, que poderão explorar as vantagens do blockchain e dos contratos inteligentes com a criação de soluções que poderão transformar o sistema financeiro. Portanto, não há dúvidas que esse movimento vai consolidar o Brasil na posição de liderança em inovação no setor visando uma atividade mais eficiente e inclusiva.

Fonte: pipeline