Policlínica Cone Sul começa atendimentos no Hospital de Dourados
A Policlínica Cone Sul inicia seus atendimentos no Hospital de Regional de Dourados. Assim, o Governo de Mato Grosso do Sul, por meio da Secretaria de Estado de Saúde (SES), entrega à população douradense, na próxima segunda-feira (27), a Policlínica em sua primeira etapa de operação no HRD “Olga Castoldi Parizotto”.
A unidade iniciou os atendimentos em 29 de setembro. Até 21 de outubro, contabilizou 2.753 registros. Entre eles estão consultas médicas especializadas, bem como exames de apoio diagnóstico.
Para o secretário de Estado de Saúde, Maurício Simões Corrêa, a entrega da Policlínica representa um avanço importante. Além disso, reforça a regionalização da saúde pública. A iniciativa mostra um modelo de atendimento humanizado e eficiente.
Proposta de um SUS mais próximo das pessoas
“A Policlínica Cone Sul traduz, sobretudo, a proposta de um SUS mais próximo das pessoas. O objetivo é oferecer diagnóstico rápido e tratamento de qualidade. Além disso, garante atendimento humanizado e acessível a todos. É um investimento que fortalece a rede regional e aproxima o cuidado de quem mais precisa”, destacou Corrêa.
A unidade, gerida pela Agir (Associação de Gestão, Inovação e Resultados em Saúde), oferece serviços de média e alta complexidade. Além disso, disponibiliza procedimentos como endoscopia, colonoscopia, tomografia e ultrassonografia. Também realiza mamografia, raio-x, densitometria óssea e exames laboratoriais. Do mesmo modo, garante consultas médicas especializadas em cardiologia, cirurgia geral, ginecologia e ortopedia. Além disso, assegura avaliação de risco cirúrgico e acompanhamento contínuo.
Policlínica está localizada às margens da BR-463
Com 3.063,65 m² de área construída, a Policlínica integra o complexo do HRD. Está localizada às margens da BR-463 e, ao mesmo tempo, funciona de forma escalonada. Desse modo, busca reduzir a demanda reprimida e garantir resolutividade nos atendimentos. Segundo o Contrato de Gestão entre SES e Agir, o HRD terá ampla capacidade operacional. Assim, realizará cerca de 6.900 consultas e exames mensais. Além disso, distribuirá os atendimentos entre as três unidades do complexo, assegurando eficiência no serviço público de saúde.
Para a diretora-geral do HRD, Andréia Alcântara, os primeiros resultados reforçam a importância do investimento. “Em poucos dias, já conseguimos oferecer atendimento ágil, humanizado e especializado à população. E o melhor ainda está por vir, com a integração total ao Hospital Regional, formando um complexo capaz de transformar a assistência em toda a região do Cone Sul”, afirmou.
O investimento total na obra foi de R$ 18,1 milhões. Os recursos são federais e estaduais. Além disso, houve a aquisição de 489 equipamentos, avaliados em R$ 12,8 milhões.
O projeto foi iniciado em 2022 e concluído em dezembro de 2024. Contempla construção, urbanismo e equipamentos modernos. Dessa forma, fortalece o fluxo de cuidado contínuo e humanizado na região.
A secretária-adjunta de Estado de Saúde, Crhistinne Maymone, destacou o impacto da entrega. Segundo ela, a ação marca uma nova etapa da política estadual de regionalização da saúde. Assim, garante acesso à mesma qualidade de atendimento oferecida na Capital. Além disso, amplia os serviços para os municípios do interior.
Fonte: Secom/Gov.br




