No momento, você está visualizando Defesa Civil de Naviraí busca parceria tripartite visando o combate a incêndios
Plano de Contingência de Combate a Incêncios de Naviraí terá parceria tripartite entre poder público, setor privado e o Corpo de Bombeiros Foto: PM Naviraí

Defesa Civil de Naviraí busca parceria tripartite visando o combate a incêndios

Naviraí discute Plano de Contingência de Combate a Incêncios

A Prefeitura de Naviraí, por meio da Gerência Municipal de Proteção e Defesa Civil, iniciou (15) discussões para um Plano de Contingência de Combate a Incêndios. Nesse sentido, o gerente municipal da Defesa Civil, Claudenir Werli, explica que o foco da proposta é aumentar a capacidade de resposta do Município diante de incêndios de grandes proporções

Durante a reunião com o Comandante do Corpo de Bombeiros Militar do município, Capitão Ivan Ávila Teixeira, foi apresentada a ideia de criação de uma parceria tripartite. Dessa forma, essa parceria envolveria o poder público juntamente com o setor privado e o Corpo de Bombeiros. “Recebemos do prefeito Rodrigo Sacuno a incumbência de articular um plano de contingenciamento. Dessa forma, estaremos mais preparados e prontos ao enfrentamento das queimadas indesejáveis.” Assim afirmou o gerente municipal Werli.

Ao analisar o aparato existente para combater os incêndios, houve a constatação de que Naviraí conta com apenas três caminhões-pipa para atendimentos às ocorrências, sendo dois do Corpo de Bombeiros e um da Prefeitura. “Logo, esse número é considerado insuficiente em casos de múltiplas ocorrências simultâneas. A preocupação aumenta sobretudo com a previsão de estiagem prolongada para o ano de 2025.” Assim destacou o coordenador local da Defesa Civil, ao citar laudos do Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima de Mato Grosso do Sul (CEMTEC). Esses laudos justificam esta situação de altas temperaturas pela neutralidade climática entre os fenômenos El Niño e La Niña.

Plano de combate a incêndios conta com auxílio mútuo

A proposta apresentada pela Defesa Civil é desenvolver um Plano de Auxílio Mútuo (PAM). O plano envolve empresas que atuam no município e que possuam caminhões-pipa e estrutura operacional. Esses recursos poderão ser mobilizados em situações emergenciais. O PAM é uma estratégia consolidada na gestão de riscos. Baseia-se na união de recursos e expertises entre empresas, poder público e comunidade. O objetivo é garantir uma atuação rápida e coordenada em cenários de desastre.

Objetivo é consolidar parceria

Para colocar o PAM em prática, Claudenir Werli antecipa que as ações iniciais serão visitas institucionais. Essas visitas contarão com o apoio de membros do Conselho Municipal de Proteção e Defesa Civil (COMPDEC). O objetivo é visitar empresas locais que possuem caminhão-pipa e brigadistas.

“O objetivo é apresentar a proposta e consolidar a parceria. Posteriormente, vamos elaborar um documento técnico que norteará as ações de combate a incêndios. Além disso, poderemos de prever medidas complementares como a estruturação de abrigos provisórios para famílias que eventualmente possam ficar desabrigadas. Estes fatos devem constar no plano”, pontua Werli.

O Capitão Ivan Ávila destacou a importância da formalização dessa parceria tripartite. Além disso, ele se colocou à disposição para participar das visitas às empresas, reforçando que a cooperação entre os setores é essencial para enfrentar crises com eficiência e preservar vidas e patrimônio.

Claudenir Werli, em entrevista, acrescentou e agradeceu os importantes apoios do Superintendente de Habitação Popular, Márcio Albino, bem como dos vereadores, Josias de Carvalho e Murilo Peres de Matos (líder do Executivo na Câmara) que, juntos, estão atuando na construção do plano de contingenciamento.

“Em suma, o que precisamos, é planejar ações preventivas no combate a incêndios. Assim, ao adotarmos um plano com ações concatenadas e técnicas, o município de Naviraí dará um passo importante. Esse avanço será fundamental na prevenção e no enfrentamento desse tipo de emergência. Por isso, determinamos que haja alternativas para minimizar impactos e, sobretudo, ampliar a segurança da população diante de eventos extremos”, reiterou o prefeito Rodrigo Sacuno.

Fonte: PM Naviraí