Ação promove atividade para reforçar segurança assistencial do paciente
A “Pipoca da Notificação” é uma ação que chegou para reforçar os processos internos que visam a segurança do paciente pelo Hospital Regional de Cirurgias da Grande Dourados. E ainda mais, por meio do NQSP (Núcleo de Qualidade e Segurança do Paciente).
A iniciativa buscou, entretanto, incentivar as equipes assistenciais e administrativas a realizar notificações de eventos adversos e não conformidades na unidade. “No dia a dia de cuidados com os pacientes, os profissionais passam, contudo, por diversas situações. E além disso, é preciso que todas as ocorrências adversas e não conformidades sejam relatadas para que possamos projetar estratégias de aperfeiçoamento”, afirmou Amanda Correa, coordenadora do NQSP.
Ela destacou, ainda mais, que todos os 150 colaboradores do hospital realizam treinamentos e cursos periódicos que abordam várias situações do trabalho. “E é através desses cursos que buscamos promover de maneira permanente a cultura da qualidade e segurança do paciente”, acrescentou Amanda.
Metas de segurança do paciente que toda a unidade de saúde deve promover
Essa cultura, no entanto, envolve a adoção de práticas e métodos de atendimento que garantem a qualidade nos cuidados com os pacientes. A OMS (Organização Mundial da Saúde) chegou a criar as seis metas de segurança do paciente. Sobretudo, que toda a unidade de saúde deve promover entre seus profissionais. São elas:
- Identificação correta do paciente;
- Comunicação efetiva entre profissionais de saúde, pacientes e familiares;
- Segurança na prescrição, no uso e na administração de medicamentos;
- Assegurar cirurgia em local, procedimento e paciente corretos;
- Higienizar as mãos para evitar infecções;
- Reduzir o risco de quedas e lesões por pressão.
Para cada uma dessas metas, há uma série de condutas que os profissionais devem seguir no atendimento ao paciente, como a notificação de incidentes e eventos adversos abordados na atividade “Pipoca da Notificação”.
“Decidimos realizar uma dinâmica humanizada para lembrar e reforçar a todos os colaboradores sobre práticas de notificação. Com esse mapeamento, conseguimos agir preventivamente, garantir a assistência de qualidade para os nossos pacientes”, disse a coordenadora do NQSP.
Sobre o hospital
O Hospital Regional de Cirurgias da Grande Dourados é referência para mais de 1 milhão de pessoas em 33 municípios da região, em procedimentos de baixa e médica complexidade.
A unidade realiza desde consultas e cirurgias em diversas especialidades como cirurgia geral, ortopedia, ginecologia, vascular e oftalmologia, além de realizar exames como ultrassonografia, radiografia, eletrocardiograma, endoscopia e colonoscopia.
Fonte: Governo de Mato Grosso do Sul