PGM de Campo Grande aposta em modernização com sistema de inteligência artificial
A Procuradoria-Geral do Município (PGM) de Campo Grande aposta em modernização com novo sistema lançado pela Prefeitura (1º). O Sistema Attus é uma inovação que marca uma nova era na gestão pública. A ferramenta traz inteligência artificial, agilidade e mais transparência para o acompanhamento de processos jurídicos.
O novo sistema foi desenvolvido para integrar informações, automatizar fluxos de trabalho e fortalecer a atuação institucional, resultando em mais eficiência na prestação de serviços à população.
Segundo a procuradora-geral do Município, Cecília Saad Cruz, a implantação do Attus é um marco histórico para a administração. “Estamos dando um salto na forma de atuar. O Attus não é apenas um software, mas uma plataforma inteligente capaz de organizar processos, controlar prazos e até sugerir manifestações. Isso significa mais produtividade, economia de recursos e qualidade no trabalho da PGM, refletindo diretamente na vida da população”, destacou.
Inovação vai automatizar negociações
A inovação também vai automatizar negociações e otimizar a recuperação de créditos municipais. A princípio, a expectativa é de que haja um aumento de pelo menos 30% na arrecadação. Dessa forma, isso permitirá mais investimentos em áreas essenciais. Por exemplo, na saúde, educação e infraestrutura. Os investimentos serão feitos por meio da Secretaria Municipal da Fazenda (Sefaz).
Procuradorias de grandes capitais, como São Paulo e Belo Horizonte, já utilizam o sistema. Agora ele chega a Campo Grande, colocando a PGM em sintonia com as melhores práticas nacionais de governança e transformação digital. O novo software, por exemplo, reduz o tempo para a análise de 500 páginas de um processo, já que ele resume e contextualiza o conteúdo de forma eficiente, inteligente e transparente.
Para a prefeita Adriane Lopes, a iniciativa sobretudo valoriza os servidores e garante mais eficiência no serviço público. “Esse passo significa dar condições de trabalho melhores aos procuradores e servidores, com ferramentas modernas que facilitam o dia a dia, reduzem prazos e aumentam a transparência. A modernização é uma forma de valorizar as pessoas e, ao mesmo tempo, oferecer respostas mais rápidas para a sociedade”, afirmou.
Lançamento contou com a presença de autoridades
O lançamento contou com a presença de autoridades municipais, bem como de servidores da PGM e representantes da empresa responsável pelo desenvolvimento da plataforma. Para o CEO do Sistema Attus, Ésio Mendes Souza Cunha, Campo Grande dá um exemplo de avanço estratégico.
“Mais do que digitalizar, o município está trazendo inteligência artificial para automatizar processos. Isso libera os procuradores para se dedicarem às tarefas de maior complexidade e aumenta a qualidade de vida no trabalho. É uma mudança estrutural e duradoura”, ressaltou.
Com a implantação do Attus, a Procuradoria-Geral do Município passa a atuar de forma ainda mais moderna, eficiente e alinhada às transformações digitais, garantindo que a Prefeitura continue avançando na construção de uma gestão pública inovadora e comprometida com a população.
Fonte: PM CG