A Petrobras realizou um evento no Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro, para anunciar o lançamento
A Petrobras realizou (23) um evento no Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro, para anunciar e celebrar o lançamento do maior investimento já feito pela companhia na cultura brasileira, de R$ 250 milhões.
“Este investimento é fonte de renda, empregos e oportunidades. Nós não podemos abrir mão desta riqueza. Isso não é gasto, isso não é patrocínio gratuito, isso é investimento. Nós não podemos subestimar a potência desse investimento”, declarou o presidente da Petrobras, Jean Paul Prates.
Assim, o processo seletivo teve reformulação, e além de garantir ao menos 15% do valor para cada região do País, para que todas sejam contempladas, irá priorizar aqueles que promovam a diversidade e a inclusão, e movimentem a economia criativa. Levados em conta quatro eixos temáticos, que são:
- Produção e Distribuição
- Ícones de Cultura Brasileira
- Cinema e Cultura Digital e
- Festivais e Festas Populares
Aliás, para valorizar as diferentes identidades, implementados mecanismos para promover uma maior participação de integrantes de grupos historicamente sub-representados.
Cultura Brasileira
Haverá uma reserva de 25% das vagas para projetos propostos, liderados, ou que apresentem como tema principal: mulheres, pessoas negras, pessoas oriundas de povos indígenas, comunidades tradicionais (inclusive de terreiros e quilombolas), populações nômades e povos ciganos, pessoas do segmento LGBTQIAPN+, pessoas com deficiência e integrantes de outros grupos em situação de vulnerabilidade ou sub-representação na sociedade.
“A cultura que molda a nossa identidade, conecta nosso povo, projeta nosso País para o Mundo, e é a mais perfeita expressão da nossa brasilidade e da nossa potência criativa. É a cultura que alimenta a nossa alma, abastece nosso sonho e preenche nossos corações e mentes. É o melhor do Brasil, é a nossa maior riqueza”, acrescentou Prates.
A ministra da Cultura do Governo Federal, Margareth Menezes, exaltou a retomada da parceria com a Petrobras, e falou sobre o objetivo de expandir os investimentos a todos os estados brasileiros.
“Não é mais aceitável que os recursos culturais, destinados pelo Governo Federal, fiquem concentrados. Nós queremos estar no Brasil inteiro. Essas ações da Petrobras, desenhadas junto com o Ministério da Cultura, com base em um teto de fomento da cultura, que remodelou o fomento, ampliará muito as oportunidades de acesso a recursos públicos, e faremos chegar esses recursos nas cinco regiões e em todos os estados brasileiros”, reforçou a ministra.
Aliás, o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, também esteve presente no evento, e reforçou a importância dos movimentos culturais brasileiros para a economia do País.
“A cultura gera emprego, gera distribuição de renda. O país que quer ser livre e soberano vai ter que direcionar todo mecanismo possível, ao alcance do Governo, para que a gente possa fazer aqui uma cultura que não tenha proibição e que não seja para poucos, mas que seja para todos”, disse o presidente.
Inscrições
Podem se inscrever na Seleção Petrobras Cultural, apresentando seus projetos, pessoas jurídicas com CNPJ válido, de natureza cultural com ou sem fins lucrativos. No entanto, para este processo seletivo não serão aceitas inscrições de pessoa física, MEI (microempresa individual), ou EI (empresa individual).
Sendo assim, a realização dos projetos deve propor com início entre 21 de agosto de 2024 e 20 de agosto de 2025, tendo duração máxima de doze meses. A exceção são os longas metragens, que devem indicar como data inicial a previsão de lançamento nos cinemas ou em streaming. Além disso, todos os detalhes estão no edital do programa, disponível no site da Petrobras.
Assim, as inscrições são gratuitas e devem ser realizadas exclusivamente na plataforma digital petrobras.com.br/cultural/selecoes-publicas-culturais, de 23 de fevereiro a 8 de abril.
Confira o calendário completo das etapas: Inscrições – 23/02/24 a 08/04/24
Seleção dos projetos – abril a julho
Divulgação do resultado – julho
Início das contratações de patrocínios – a partir de julho
Início da vigência dos projetos – a partir de agosto
Fonte: correiodoestado