No momento, você está visualizando Petrobras anuncia novos poços e retomada de fábricas de fertilizantes
Planejamento estratégico da Petrobras prevê a retomada da perfuração de poços na Bahia nos próximos cinco anos Foto: Divulgação/Arquivo Petrobras

Petrobras anuncia novos poços e retomada de fábricas de fertilizantes

Petrobras anunciou retomada da perfuração de cerca de 100 poços na Bahia

A Petrobras retomou a perfuração de poços na Bahia depois de seis anos, com o início dos trabalhos em um poço no campo de Taquipe, na cidade de São Sebastião do Passé, a cerca de 80 km de Salvador.

Assim, o planejamento estratégico da petroleira prevê a perfuração de cerca de 100 poços no estado nos próximos cinco anos, aumentando a produção atual. Em outras palavras, os poços estão nas cidades de Alagoinhas, Entre Rios, bem como em Esplanada, Cardeal da Silva, Araçás, Catu, Candeias e por fim, em São Sebastião do Passé.

Três sondas de perfuração já foram contratadas para as atividades de produção onshore na Bahia, incluindo assim o maquinário que está sendo utilizado no campo de Taquipe. Dessa forma, os novos contratos de sondas já firmados pela empresas incluem também dez novos equipamentos de produção terrestres. Nesse sentido, as sondas de produção operantes na Bahia passarão de 13 para 23.

A unidade da Petrobras no estado emprega hoje cerca de 4,3 mil profissionais e produz 17 mil barris de óleo equivalente por dia. São aproximadamente 2 mil poços terrestres, além da plataforma de produção de gas de Manati, que fica na Bacia de Camamu, na cidade de Valença. Em 2024, a produção baiana gerou cerca de R$ 257 milhões em tributos e participações governamentais.

Fábrica de fertilizantes

A Petrobras também anunciou a retomada das operações em fábricas de fertilizantes na Bahia e em Sergipe. Isso ocorre após acordo com a empresa Proquigel, subsidiária da Unigel. O acerto encerra uma longa disputa contratual e litigiosa entre as partes. A assinatura deve ocorrer até o fim deste mês. Contudo, o acordo ainda deve passar pela homologação do Tribunal Arbitral.

A estatal vai restabelecer a posse das plantas de fertilizantes. Para retomar as operações, a Petrobras precisará fazer procedimento licitatório. O objetivo é contratar serviços de operação e manutenção. Tudo será feito conforme as práticas de governança e procedimentos internos da empresa.

Em suma, a retomada de atividades da companhia nos segmentos de fertilizantes está prevista no plano de negócio da Petrobras para o período de 2025 a 2029. O objetivo é “capturar valor com a produção e a comercialização de produtos nitrogenados, conciliando com a cadeia de produção de óleo e gás natural e a transição energética.”

Fonte: Ag. Brasil