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Brasileiros e mexicanos planejam fazer entre três e duas viagens de lazer, respectivamente, no próximo ano

Pesquisa traz tendências de viagens na América Latina para 2024

Os viajantes estão dando forte ênfase a viagens experienciais e com foco em lazer

Com a retomada do setor de viagens após a pandemia se aproximando, a Visa divulgou os resultados de seu mais recente relatório de pesquisa, “Tendências globais de viagens para 2024” na América Latina. Assim, o estudo indica que, apesar dos consumidores estarem reavaliando seus gastos devido ao aumento dos preços, as viagens continuam sendo uma prioridade.

A pesquisa revela que a maioria dos viajantes brasileiros e mexicanos (80% e 70%, respectivamente) estão cientes do aumento dos preços, mas apenas 2% planejam reduzir as viagens. De fato, brasileiros e mexicanos planejam fazer entre três e duas viagens de lazer, respectivamente, no próximo ano.

O estudo também mostra que a retomada das viagens após a Covid-19 é liderada por viajantes de alta renda e da geração Z. Especialmente no Brasil, onde os consumidores da geração Z fizeram 22% mais viagens de lazer do que o viajante médio.

O relatório da Visa é baseado no Estudo Global de Intenções de Viagem (GTI) 2023 e em outras pesquisas, destacando comportamentos e expectativas importantes dos consumidores:

  • Os viajantes estão dando forte ênfase a viagens experienciais e com foco em lazer. Por exemplo, relaxar foi o principal motivo dos mexicanos para viajar (46%), seguido do desejo de explorar algo novo (34%) e viver aventuras (31%).
  • Os viajantes querem mais controle e independência e 65% dos viajantes brasileiros preferem viajar de forma total ou parcialmente independente a comprar pacotes de viagem. Enquanto 58% dos viajantes mexicanos dariam preferência a um itinerário flexível ou espontâneo. Além disso, 40% dos viajantes brasileiros estão dispostos a pagar mais para terem a flexibilidade de alterar seus planos de viagem.
  • O avanço dos viajantes na era digital é notável. Por exemplo, 71% dos viajantes brasileiros estão utilizando carteiras digitais em seus destinos. O relatório também aponta que 40% dos viajantes enfrentam algum problema com dinheiro, o que tem levado a uma maior adoção dos pagamentos digitais. No caso dos viajantes mexicanos, 22% consideram a troca de moeda um obstáculo ao uso do dinheiro e 20% se preocupam em encontrar um caixa eletrônico.

O estudo também destaca tendências significativas que devem impactar o setor de viagens na América Latina em 2024:

  • Democratização das viagens: Os viajantes têm à disposição uma variedade de ferramentas e recursos para planejar suas viagens. O planejamento de viagens está cada vez mais digital e os avanços contínuos em IA generativa estão adicionando novas funcionalidades de planejamento e economia ao conjunto de ferramentas dos viajantes. Por exemplo, 62% dos adultos da geração Z afirmaram usar a tecnologia para economizar nas viagens.
  • Combinar viagens de negócios e lazer: Muitos profissionais estão trabalhando remotamente , com horários mais flexíveis e, consequentemente, os viajantes estão combinando viagens e trabalho. Muitos profissionais que viajam a trabalho estão adicionando alguns dias extras no destino para visitar pontos turísticos.
  • Destinos inspirados pela mídia: As celebridades das redes sociais, do cinema, da TV e da música tornaram-se influenciadores que inspiram a escolha do próximo destino dos viajantes. Isso é especialmente relevante entre os consumidores de alto poder aquisitivo e mais jovens que tem fortemente influência pelas viagens que veem nas redes sociais.
  • Viajantes conscientes do meio ambiente: Os consumidores estão optando cada vez mais por viagens ecológicas. A maioria dos mexicanos pesquisados (85%) optará por viagens ecológicas se elas estiverem disponíveis por um preço igual ou menor do que as opções alternativas. Enquanto 71% dos brasileiros estão bastante interessados em opções ecológicas.

Fonte: ig