Você está visualizando atualmente Peru declara emergência por surto de síndrome de Guillain Barré
O governo peruano declarou emergência nacional de saúde devido a um surto incomum de casos de síndrome de Guillain Barré.

Peru declara emergência por surto de síndrome de Guillain Barré

A síndrome de Guillain Barré revela-se por um processo infeccioso anterior e manifesta fraqueza muscular, com redução ou ausência de reflexos

O governo peruano declarou emergência nacional de saúde devido a um surto incomum de casos de síndrome de Guillain Barré. A ação tomada após a morte de quatro pessoas pela doença que afeta o sistema nervoso.

Dessa forma, ” declarada Emergência Nacional de Saúde por um período de 90 dias devido ao aumento inusitado de casos da Síndrome de Guillain Barré”, diz um comunicado do Ministério da Saúde.

A emergência abrange as 25 regiões do país. “Houve um aumento significativo nas últimas semanas, o que nos obriga a tomar medidas como Estado para proteger a saúde e a vida da população”, disse o ministro da Saúde, César Vásquez, à imprensa. O ministro explicou que essa declaração vai permitir a compra de imunoglobulina para o tratamento de pacientes com a doença nos próximos dois anos.

O número de mortos pela síndrome subiu para quatro e os casos ultrapassaram 180 entre janeiro e julho, segundo novo balanço do ministério. Assim, a síndrome se manifesta com fraqueza muscular progressiva que surge em um período de duas a quatro semanas e pode afetar o sistema respiratório. Um de seus sintomas mais frequentes é o formigamento e a falta de força nas extremidades.

O que causa a síndrome? 

É geralmente provocado por um processo infeccioso anterior e manifesta fraqueza muscular, assim como, redução ou ausência de reflexos. Várias infecções têm associadas à Síndrome de Guillain Barré, sendo a infecção por Campylobacter, que causa diarréia, a mais comum.

Como se manifesta a síndrome ?

Os sintomas da síndrome de GuillainBarré geralmente começam nas duas pernas, depois sobem para os braços. Ocasionalmente, os sintomas começam nos braços ou na cabeça e desce. Os sintomas incluem, desse modo, fraqueza e uma sensação de formigamento ou perda da sensibilidade.
Fonte: uol