Você está visualizando atualmente PÁSCOA: Quando será, o significado e qual a origem
A origem da palavra Páscoa é incerta, mas acredita-se que ela derive do latim "Pascha", que, por sua vez, vem do hebraico "Pesach", que significa "passagem"

PÁSCOA: Quando será, o significado e qual a origem

A Páscoa é uma celebração cristã que comemora a ressurreição de Jesus Cristo e marca anualmente o início de um  período de renovação e esperança

O tão amado feriado de Páscoa está chegando e para muitos, a data demarca uma verdadeira festa e muita comilança de ovos de chocolate, mas afinal, qual é o significado da Páscoa?

A Páscoa é uma celebração cristã que comemora a ressurreição de Jesus Cristo e marca anualmente o início de um  período de renovação e esperança.

Além do significado religioso, a Páscoa é também associada com tradições culturais e costumes. Por exemplo, muitas pessoas celebram a Páscoa com ovos de chocolate, que representam a renovação da vida, e coelhos, que simbolizam a fertilidade. A Páscoa é uma época de união familiar e de reflexão sobre o significado da vida e da morte.

Qual é o domingo de Páscoa?

O domingo de Páscoa não tem uma data fixa, mas é determinado anualmente de acordo com o calendário lunar.

Mais precisamente, a Páscoa comemorada no primeiro domingo após a primeira lua cheia que ocorre depois do equinócio de outono no hemisfério norte (primavera no hemisfério sul). Que geralmente ocorre entre 22 de março e 25 de abril. Mas quando será a Páscoa em 2023? Em 2023, o domingo de Páscoa será celebrado em 9 de abril.

Qual é a origem e significado da palavra Páscoa?

A origem da palavra Páscoa é incerta, mas acredita-se que ela derive do latim “Pascha”, que, por sua vez, vem do hebraico “Pesach”, que significa “passagem”.

No Antigo Testamento, o termo “Pesach” refere-se à celebração judaica da libertação dos hebreus da escravidão no Egito, quando eles tiveram orientação a sacrificar um cordeiro e pintar suas portas com seu sangue, a fim de evitar a morte dos primogênitos. Esta celebração envolvia uma “passagem” dos hebreus da escravidão para a liberdade.

Com a disseminação do cristianismo, o termo “Pascha” passou a ser usado para se referir à celebração da ressurreição de Jesus Cristo. Que simboliza uma “passagem” da morte para a vida eterna. Com o tempo, o termo “Pascha” evoluiu para “Páscoa” nas línguas modernas, incluindo o português.

Ovos de chocolate e a Páscoa:

A tradição de presentear ovos na Páscoa tem origens antigas e está associada a vários significados simbólicos. Na cultura pagã, os ovos eram símbolos de fertilidade e renovação da vida. Especialmente na primavera, quando a natureza começa a florescer novamente após o inverno.

Com a chegada do cristianismo, a tradição dos ovos adaptada e passou a simbolizar a ressurreição de Jesus Cristo, que representa a renovação da vida. Alguns relatos sugerem que a tradição de presentear ovos de chocolate na Páscoa teve início na França e na Alemanha, no século XVIII, quando confeiteiros começaram a criar ovos de chocolate decorados para presentear os clientes.

Atualmente, os ovos de chocolate são um dos símbolos mais populares da Páscoa e tem o consumo em todo o mundo. Eles vêm em vários tamanhos e sabores e são frequentemente presenteados como um gesto de amor, amizade ou celebração durante a época da Páscoa.

Páscoa e o paganismo: traços pagãos dentro do feriado cristão

A Páscoa cristã tem suas raízes na tradição judaica do “Pesach”, que celebra a libertação dos hebreus da escravidão no Egito, conforme relatado no Antigo Testamento da Bíblia. No entanto, é possível que algumas das tradições associadas à celebração da Páscoa cristã tenham sido influenciadas pelo paganismo.

Na antiguidade, muitas culturas pagãs celebravam a chegada da primavera com festivais que envolviam símbolos de renovação e fertilidade, como ovos e coelhos. Com a disseminação do cristianismo, muitos desses símbolos  incorporados à celebração da Páscoa cristã, embora com significados diferentes.

Por exemplo, como já citado, a tradição de presentear ovos na Páscoa pode ter suas origens nas tradições pagãs de presentear ovos como símbolos de fertilidade e renovação da vida. No entanto, na tradição cristã, os ovos são vistos como um símbolo da ressurreição de Jesus Cristo e da renovação da vida.

Como os hebreus foram libertados da escravidão no Egito?

De acordo com o Antigo Testamento da Bíblia, os hebreus foram escravizados pelos egípcios durante vários séculos. Moisés, um líder hebreu escolhido por Deus, pediu ao faraó do Egito que libertasse o seu povo da escravidão, mas o faraó recusou.

Então, Deus enviou uma série de dez pragas sobre o Egito, incluindo a praga dos gafanhotos, das trevas e da morte dos primogênitos. A décima praga foi a morte de todos os primogênitos egípcios. Mas os hebreus foram instruídos a sacrificar um cordeiro e pintar as portas de suas casas com o sangue, a fim de evitar que a morte alcançasse seus próprios filhos.

Depois disso, o faraó finalmente concordou em libertar os hebreus, e eles fugiram do Egito em uma “passagem” pelo Mar Vermelho, que foi aberto por Deus. A celebração judaica do “Pesach”, ou Páscoa, comemora essa libertação da escravidão e a “passagem” dos hebreus da escravidão para a liberdade.

Fonte: costanorte