Produção da Marvel traz ação e emoção com tributo emocionante ao ator Chadwick Boseman, o Pantera Negra. O longa concorre a premiações renomadas, inclusive ao Oscar.
Recepção entre crítica e público
Desde o lançamento de Pantegra Negra (2018), a saga se tornou especial pela conexão e importância junto à comunidade preta e o destaque para as mulheres. A expectativa para a sequência era alta e, de certa forma, causava receio, haja vista que, com o falecimento do ator principal, o futuro da saga era incerto.
Por isso, com um desfecho positivo, a produção da Marvel Studios recebeu destaque por ter prestado um dos tributos mais emocionantes ao ator, ao mesmo tempo em que entregou um longa com ação e emoção.
E também, com bilheteria superior a US$ 840 milhões (R$ 4,25 bilhões na cotação atual), a crítica elogiou a direção de Ryan Coogler e a atuação da atriz Angela Bassett.
Segundo o The Guardian, além de Coogler e Bassett, a atriz Letitia Wright, que interpretrou a irmã mais nova do Rei T’Challa, também foi um dos grandes destaques do longa. Já para o Wired, Pantera Negra: Wakanda Para Sempre é um filme único no UCM por utilizar o luto como uma peça central para torná-lo força para toda a nação.
Sendo assim, para o público, além da pontuação já mencionada do IMDb (7.2/100), na opinião dos usuários do Rotten Tomatoes, a pontuação foi de 94/100 dentre mais de 10 mil avalições. Então, no Metacritic, o longa atingiu a menor pontuação dentre os sites especializados, 5.3 (do total de 10).
Sobre o filme
A produção da Marvel Studios conta a história do reinado da mãe do Pantera Negra, a Rainha Ramonda (Angela Bassett) e seus aliados. Na trama, após a morte do Rei T’Challa (Chadwick Boseman), a nação Wakanda enfrenta o luto e desafios para seguir em frente. Os familiares e amigos do falecido rei precisam unir força para combater não apenas os países que querem explorar o território, mas também uma perigosa nação subáquatica, denominada Talokan, cujo rei poderoso se chama Namor (Tenoch Huerta).
Ambos os territórios possuem vibranium, metal precioso e do interesse das nações invasoras. Entretanto, por ser subaquático, Talokan é um território oculto para o mundo – e assim pretende permanecer. O conflito entre Talokan e Wakanda se torna inevitável com o desenrolar da trama, visto que ambos os povos querem proteger suas terras. Pantera Negra: Wakanda Para Sempre (2022) encerra a fase quatro do UCM.