No momento, você está visualizando ALEMS: Definida logística de segurança e conforto para 8 mil pessoas na Corrida dos Poderes
Organizadores da Corrida dos Poderes se reúnem na ALEMS. Encontro com representantes da Polícia e Detran foi realizado (2) Foto: ALEMS

ALEMS: Definida logística de segurança e conforto para 8 mil pessoas na Corrida dos Poderes

Organizadores da Corrida dos Poderes se reúnem na ALEMS

Os organizadores da 3ª Corrida dos Poderes, juntamente com representantes da Polícia e Detran, definiram estratégias de segurança em reunião realizada na ALEMS. O evento tem expectativa de reunir cerca de 8 mil pessoas e, assim como nas edições anteriores, terá atenção especial à segurança e ao bem-estar do público.

Para alinhar estratégias e definir a logística do evento, os organizadores da Corrida dos Poderes se reuniram na Sala de Reuniões Deputado Cabo Almi, na ALEMS com a Polícia Legislativa, a Polícia Militar, a Companhia Independente de Polícia Militar de Trânsito (Ciptran) e com o Departamento Estadual de Trânsito (Detran-MS). O encontro foi realizado (2).

Dois pórticos de largada

Para garantir a segurança e o conforto dos participantes, haverá dois pórticos de largada, o que possibilita um espaço de dispersão, 20 banheiros químicos, organização do fluxo de pessoas e do trânsito de veículos e verificação prévia do local pela polícia. Além disso, haverá postos de atendimento médico, equipados com macas, equipamentos e medicamentos necessários e ambulância para acompanhar os percursos da prova, entre outros pontos de atenção.

“Neste ano, teremos dois pórticos de largada: a chegada da caminhada vai ser diferente da chegada da corrida”, informou Kassilene Cardadeiro, coordenadora-geral do evento. “A gente se preocupou em preparar cem metros de dispersão para cada percurso, para que o atleta possa chegar com tranquilidade, ter tempo no pós-prova, que chamamos de desaceleração, para se hidratar, pegar a medalha, e optar se vai querer participar da arena ou ir embora”, detalhou.

Logística médica

A coordenadora também informou que a logística médica será distribuída em dois pontos e os locais dos percursos serão fechados, com auxílio policial e do Detran para organizar o fluxo de veículos e de pessoas. Kassilene também solicitou aos participantes, na medida do possível, dirigir-se ao local do evento por meio de carona ou fazendo uso do serviço de aplicativos para reduzir o trânsito de veículos.

Para a advogada Kátia Claro, esposa do presidente da ALEMS, deputado Gerson Claro, e uma das idealizadoras da Corrida, a reunião desta tarde foi essencial para definir estratégias de segurança e de conforto aos participantes. “Esta reunião de hoje é fundamental para se manter a segurança de todos os participantes da Corrida dos Poderes, tanto para aqueles que vão correr ou caminhar, quanto para que virão prestigiar o evento”, disse. “Pensamos aqui em todos os cuidados para que tudo possa transcorrer da melhor maneira possível”, completou.

Mulheres são maioria entre os atletas

Marcada para o dia 25 de outubro, um sábado, a 3ª Corrida dos Poderes será realizada, sobretudo, em comemoração ao Dia dos Servidores. A prova acontecerá no Parque dos Poderes. Além disso, terá largada e chegada em frente da ALEMS, conforme organização definida antecipadamente.

Haverá percursos de cinco e dez quilômetros para corrida. Do mesmo modo, ocorrerá caminhada de três quilômetros, bem como corrida kids para crianças de três a 13 anos. O evento contou, portanto, com 4,2 mil inscrições. Desse total, a maioria, isto é, 50%, foi registrada para a corrida de cinco quilômetros. Além disso, 28% das inscrições foram para a caminhada. Todavia, 18% optaram pela corrida de dez quilômetros. Finalmente, 4% se inscreveram na categoria kids.

As mulheres foram as mais dispostas para correr e caminhar. Elas representam 58,6% dos inscritos. Os dados dos perfis dos inscritos também mostram que a maioria (63,2%) tem de 30 a 49 anos. Mas também haverá participação de pessoas com 60 anos ou mais: são 23 de 60 a 69 anos; 23 de 70 a 79 anos; e nove atletas (cinco homens e quatro mulheres) com mais de 80 anos.

Realização, coordenação e parcerias

A Corrida dos Poderes é, acima de tudo, uma realização da Federação de Atletismo de Mato Grosso do Sul (FAMS). Além disso, conta com a organização da Fundesporte. Do mesmo modo, tem apoio do Governo do Estado. Assim também, envolve a cooperação direta de órgãos públicos e instituições parceiras.

A ALEMS é parceira do evento, juntamente com o Poder Judiciário, bem como participa o Ministério Público Estadual, a Defensoria Pública e o Tribunal de Contas. Além disso, empresas parceiras contribuem para a realização. Portanto, o evento reúne, em síntese, diferentes atores comprometidos. Enfim, a Corrida dos Poderes reforça cooperação institucional.

Serviço

3ª Corrida dos Poderes

Sábado, 25 de outubro de 2025, a partir das 15h

Local

Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS)

Av. Des. José Nunes da Cunha s/n.

Parque dos Poderes – Campo Grande/MS

Abertura do 1º lote de inscrições

Sexta-Feira, 29. Exclusivo para servidores públicos estaduais de Mato Grosso do Sul

Abertura do 2º lote de inscrições

Terça-feira, 23 de setembro. Para Servidores públicos de Mato Grosso do Su, público geral e kids

Distâncias

3Km, 5Km e 10Km e corrida Kids

Programação

15h – Abertura da Arena

16h – Corrida Kids

17h10 – Largada Pernas Solidária

17h15 – Largada Corrida 5 km e 10 km

17h20 – Largada Caminhada

18h50 – Premiação

19h15 – Show Chicão Castro e Banda

Fonte: ALEMS