Você está visualizando atualmente OMS: 15% dos trabalhadores do mundo têm transtornos mentais
OMS recomenda, treinamento gerencial para que se desenvolva a capacidade de prevenir os transtornos mentais em trabalhadores.

OMS: 15% dos trabalhadores do mundo têm transtornos mentais

As doenças chegam a custar US$ 1 trilhão à economia global anualmente

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS) alertou que cerca de 15% dos trabalhadores possuem transtornos mentais no mundo apresentam algum tipo de transtorno mental. A entidade, junto à Organização Internacional do Trabalho (OIT), cobra ações concretas para abordar questões relacionadas à saúde mental e o mercado de trabalho.

Por isso, a estimativa de ambas as organizações é que diagnósticos de depressão e ansiedade custam à economia global algo em torno de US$ 1 trilhão anualmente.

“Diretrizes globais da OMS sobre saúde mental no trabalho recomendam ações para enfrentar riscos como cargas de trabalho pesadas, comportamentos negativos e outros fatores que geram estresse no trabalho”, destacou a agência especializada em saúde.

Pela primeira vez, a OMS recomenda, por exemplo, treinamento gerencial para que se desenvolva a capacidade de prevenir ambientes de trabalho estressantes, além de habilitar gestores para responder a casos de trabalhadores com dificuldades no âmbito dos transtornos mentais.

“O bullying e a violência psicológica [também conhecida como mobbing] são as principais queixas de assédio em local de trabalho com impacto negativo na saúde mental. Entretanto, discutir ou dar visibilidade à saúde mental permanece um tabu em ambientes de trabalho de todo o mundo”, alerta a instituição.

Minoxidil oral é contraindicado para tratar calvície, pois ele pode causar reações graves, como problemas no coração

O princípio ativo minoxidil, presente em medicamentos como Loniten, usado na forma de comprimidos para o tratamento da queda de cabelo, a alopecia. Mas, o ativo é contraindicado por agências reguladoras mundiais, inclusive pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), para tratar o problema.

A Sociedade Brasileira de Tricologia (SBtri) alerta que o minoxidil oral só usado nos casos de hipertensão grave, quando a doença causa danos aos órgãos vitais ou quando outros medicamentos não são eficazes.

Contudo, o médico Luciano Barsanti, presidente da SBtri e diretor do Instituto do Cabelo, fala sobre o uso seguro do minoxidil. “O minoxidil tópico, na concentração de 5%, utilizado com segurança, sempre com orientação médica, em homens e mulheres.

O minoxidil oral pode causar efeitos colaterais graves a curto prazo, independente da dose tomada, porque cada indivíduo tem uma sensibilidade ao medicamento. Sendo assim, o peso das pessoas também varia, e não há consenso em níveis de quantidade mínima segura de medicação para a utilização do minoxidil oral”.

A utilização inadequada do minoxidil oral pode causar tonturas e queda rápida de pressão, entre outras complicações, como informa o especialista.

 

 

Fonte: Agencia Brasil