Você está visualizando atualmente Brasil recebe lote de vacinas atualizadas contra a Covid-19
As 12,5 milhões de doses, da Moderna e da Pfizer, foram adquiridas pelo Ministério da Saúde após aprovação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), em dezembro de 2023

Brasil recebe lote de vacinas atualizadas contra a Covid-19

O lote dos imunizantes chegou ao Aeroporto Internacional de Guarulhos, em São Paulo, na manhã de quinta-feira

O Brasil recebeu (2) o primeiro lote de vacinas atualizadas contra a variante da Covid-19. As 12,5 milhões de doses, da Moderna e da Pfizer, foram adquiridas pelo Ministério da Saúde após aprovação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), em dezembro de 2023.

Assim, o lote dos imunizantes chegou ao Aeroporto Internacional de Guarulhos, em São Paulo, na manhã de quinta-feira, por volta das 7h20.

Aliás, o Instituto Nacional de Controle de Qualidade em Saúde (INCQS) deve fazer a inspeção dos produtos e disponibilizar para todas as regiões do país seguindo o Plano Nacional de Imunização.

“A vacinação contra a Covid-19 ainda é importante, mesmo com a diminuição do número de casos graves. Pessoas com 60 anos ou mais, pessoas vivendo em instituições de longa permanência, pessoas imunocomprometidas, indígenas e ribeirinhos são os grupos prioritários para receber a vacina atualizada”. Afirmou Nísia Trindade, ministra da Saúde.

Vacinação em crianças

O Ministério reforçou a importância da vacinação, principalmente em crianças de seis meses a menores de cinco anos, que devem ser vacinadas contra a Covid-19. O esquema vacinal para esse grupo é de três doses. Assim, com intervalos de quatro e oito semanas entre a primeira e a segunda. E entre a segunda e a terceira doses, respectivamente.

Aliás, desde 1º de janeiro de 2024, a vacinação contra a Covid-19 de crianças de seis meses a menores de cinco anos está incluída no Calendário Nacional de Vacinação. O Ministério da Saúde também passou a recomendar uma dose anual ou semestral para grupos prioritários com cinco anos de idade. Ou mais e maior risco de desenvolver formas graves da doença. Independentemente do número de doses prévias recebidas.

Além da vacinação, o Ministério da Saúde também oferece o antiviral nirmatrelvir/ritonavir para o tratamento da Covid-19 em pessoas com mais de 65 anos. E pacientes imunossuprimidos com mais de 18 anos.

Fonte: cnn