Os materiais são ecologicamente responsáveis, muitas vezes naturais e até mesmo biodegradáveis
Os óculos estão passando por uma revolução para se tornarem mais sustentáveis. Uma nova geração de armações sustentáveis surgem e estão poluindo cada vez menos. Produzidas com materiais ecologicamente responsáveis, muitas vezes naturais e até mesmo biodegradáveis, ajudam a reduzir o impacto ambiental da indústria.
Embora, ainda sendo objeto de muitas controvérsias, a moda ecorresponsável é agora uma realidade. Já há vários anos que o setor vem investigando e trabalhando de forma à reduzir o seu impacto no planeta, utilizando materiais à base de plantas, processos de produção mais limpos ou migrando para novas práticas, como roupas em segunda mão, reciclagem ou serviços de aluguer.
E embora o foco geralmente seja o vestuário e acessórios, os óculos não são exceção. Na verdade, estes podem ser muito contaminantes, especialmente quando feitos de plástico, um material que pode levar séculos para se degradar na natureza.
Óculos sustentáveis de vidros biodegradáveis à base de limão
Esse é um problema que a indústria tentando solucionar, oferecendo novas alternativas ao plástico, principalmente através de materiais à base de plantas.
Em 2020, a marca Amaury Paris lançou vidros biodegradáveis à base de limão, que prometem ser compostáveis em pouco mais de 90 dias.
Enquanto isso, a Wood Light lançou óculos com armações feitas de rocha vulcânica francesa. Estas são duas iniciativas entre muitas outras, que mostram que a revolução verde está em andamento no universo dos óculos.
O mesmo também acontece em Portugal, onde marcas como a Pica-Pau Woodcraft, Resso ou Skog, apostam na fabricação de modelos exclusivos em madeira; entre outras como a Paulino Spectacles ou Poente, que utilizam acetato reciclável nas armações, sendo os seus óculos manufaturados na Sociel.
Bioacetato: o novo material
Madeira, pedra, limão – ou melhor, ácido cítrico – óleo de rícino (ou de mamona), milho e até algas são apenas alguns dos recursos naturais utilizados para fabricar óculos sustentáveis. A maior parte destes materiais também é utilizada na indústria da moda, principalmente em tênis e artigos tradicionalmente feitos em couro.
Mas se há um material que vem conquistando espaço nos últimos meses, esse é o bioacetato. Difere do acetato comum, por ser biodegradável e feito de recursos renováveis. Assim, atende às novas necessidades do setor e reduz consideravelmente o tempo de decomposição das armações.
Embora varie muito de uma marca para outra, o tempo de decomposição está distante dos poucos séculos necessários para as armações de plástico.
A marca francesa Moken, conhecida pelos seus óculos de madeira ecológica, acaba de lançar uma nova coleção de 18 armações que prometem ser “100% biodegradáveis”. Feitas de bioacetato e com alguns modelos fabricados com materiais naturais, prometem decompor-se em até 120 dias após o contato com o composto. Esta revolução está apenas começando.
Ft: fashionnetwork