Termo se refere ao empréstimo de roupas para convidados especiais de grandes eventos ou da primeira fila dos shows
Acompanhando desfiles de grandes grifes, você já reparou que algumas celebridades e influenciadores clicados com looks que acabaram de ser apresentados ou ainda nem foram exibidos, essa prática se chama “fitting”, termo em inglês para “prova de roupa”.
Ao alugar ou emprestar uma roupa de festa, é comum que as pessoas precisem fazer alguns ajustes na peça, certo? Acontece que, no mundo da moda, o fitting, se refere à prova de roupa das modelos que vão desfilar para a grife ou para convidados especiais da disputada primeira fila.
Aliás, se tem uma pessoa com propriedade para falar dos dois casos é a modelo Carol Trentini! Com uma longa carreira nas passarelas, hoje a gaúcha de 36 anos escolhe a dedo as grifes para as quais vai desfilar. E, quando não está exibindo seu catwalk, assiste a tudo da fila A.
Ela explica como funcionam os fittings, exclusivos para celebridades, influencers e garotas-propaganda das marcas. A marca libera as opções de roupa para o seleto grupo. Também como uma forma de evitar que as famosas compareçam ao evento vestidas iguais.
“Por exemplo, no evento da Gucci, levada a uma sala e a equipe [da grife] me deu algumas opções de looks para eu escolher. Ele tem que ter a ver com a pessoa que está vestindo, porque, quando você vai assistir a um desfile, você vai de você mesma. Diferente de quando desfilo, que eu mostro a ideia do estilista. Então procuro algo que tenha a ver comigo e que também remeta bastante à marca.”
Fitting Desfiles
Já imaginou que sonho poder usar as luxuosas criações da Chanel, Louis Vuitton ou Dior? Mas, assim como na história de Cinderella, o conto de fadas tem prazo de validade. Trentini conta que, na maioria dos casos, as roupas devem ter devolução às marcas após os eventos.
A modelo se refere aos looks de alta-costura, peças feitas manualmente no ateliê das etiquetas, levam meses para ficar prontas e vendidas apenas para determinados clientes ao contrário das peças de “ready-to-wear”, produzidas em maior quantidade e vendida nas lojas.
Portanto, o cuidado redobrado para devolver a peça intacta! Kim Kardashian que o diga: a empresária teve muitas criticas durante o Met Gala 2022 ao surgir em um vestido usado por Marilyn Monroe 1962. Isso porque, após a festa, a relíquia teria sido devolvida completamente danificada na parte de trás.
Assim, Kylie Jenner, Gkay, Silvia Braz e Zendaya são mais alguns dos nomes que têm acesso ao acervo exclusivo de grifes como Jacquemus, Schiaparelli e Valentino!