Você está visualizando atualmente Número de pessoas com demência atingirá 78 milhões até 2030
Demência é verdadeiramente uma preocupação de saúde pública global

Número de pessoas com demência atingirá 78 milhões até 2030

 Só um em cada quatro países tem uma diretriz nacional em vigor para apoiar pacientes com demência e suas famílias

Mais de 55 milhões de pessoas de todo o mundo estão vivendo com demência. Trata-se de um problema neurológico que as priva de sua memória e custa ao mundo US$ 1,3 trilhão por ano, disse (2) a OMS – Organização Mundial da Saúde.

Pacientes com demência

Só um em cada quatro países tem uma diretriz nacional em vigor para apoiar pacientes com demência e suas famílias, disse a agência. Ela, portanto pede aos governos que reajam ao desafio de saúde pública.

“A demência priva as pessoas de suas lembranças, independência e dignidade, mas também priva o resto de nós das pessoas que conhecemos e amamos”, disse o diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus.

Em 2015, ministros da Saúde concordaram com um plano de ação global.  Inclui-se diagnósticos precoces e cuidados, mas estão aquém das metas programadas até 2025, segundo a entidade.

Elevados custos de pesquisa

Segundo a OMS, uma série de ensaios clínicos malsucedidos para o tratamento da demência. E, ainda, os elevados custos de pesquisa e desenvolvimento levaram ao “declínio do interesse em desenvolver novos esforços” científicos na área.

Este relatório sobre a situação global da doença faz um balanço do progresso feito para atingir as metas globais de 2025 estabelecidas no Plano de Ação Global para a Demência da OMS, publicado em 2017.

Ft: forbes, agenciabrasil