O WhatsApp anunciou o Writing Help, novo recurso de IA que sugere mensagens escritas em diferentes estilos
O WhatsApp anunciou o lançamento de uma nova funcionalidade de inteligência artificial (IA) chamada Writing Help, o recurso promete ajudar usuários a compor mensagens, oferecendo sugestões de texto em diferentes estilos, como profissional, engraçado ou de apoio.
A plataforma desenvolveu a novidade sobre a tecnologia Private Processing, que garante que nem o WhatsApp, nem a Meta acessem as interações com a IA. Desse modo, a proposta é permitir que os usuários recebam auxílio de escrita sem comprometer a confidencialidade de suas conversas.
Como funciona o Writing Help
- Para usar a ferramenta, basta iniciar a redação de uma mensagem em uma conversa individual ou em grupo e tocar no novo ícone de lápis.
- A partir daí, a IA sugere versões alternativas do texto, que podem ser escolhidas pelo usuário ou editadas para chegar ao resultado final.
- A empresa destaca que a função é opcional e está desativada por padrão, dando ao usuário total controle sobre quando e como utilizar a tecnologia.
- Além disso, o recurso se junta a outras iniciativas que exploram a aplicação de IA no aplicativo sem abrir mão da proteção de dados.
Privacidade e auditorias independentes
A Meta afirma que o Writing Help opera com base no Private Processing, arquitetura que impede a leitura das mensagens originais e das sugestões por parte da companhia. Todavia, a comunidade de segurança digital conduziu testes no modelo para reforçar a segurança.
Os grupos NCC Group e Trail of Bits publicaram relatórios de auditorias independentes avaliando a eficácia das medidas de proteção. Contudo, a companhia ressalta que a evolução dessa tecnologia busca reduzir riscos e fortalecer as garantias de privacidade.
Disponibilidade inicial
Por fim, O WhatsApp começou a liberar o recurso Writing Help em inglês, inicialmente nos Estados Unidos e em alguns outros países, e prevê disponibilizar o suporte a outros idiomas e regiões ainda este ano.
Fonte: olhar digital