Em andamento desde janeiro de 2020, Nissan aplica seu know-how de controle de motor existente na produção de veículos elétricos
A japonesa Nissan está apresentando um protótipo de veículo espacial lunar em conjunto com a Japan Aerospace Exploration Agency-JAXA, a agência espacial do Japão. No projeto, em andamento desde janeiro de 2020, a montadora está aplicando seu know-how de controle de motor existente na produção de veículos elétricos de mercado de massa como o Leaf.
De igual forma, a Nissan aplica no veículo espacial os conhecimentos resultantes do desenvolvimento de sua tecnologia de controle de todas as rodas. Chama-se, portanto, e-4orce e presente no novo crossover elétrico Ariya. Como afirma a empresa, um rover lunar deve ser capaz de rodar sobre a superfície rochosa – e muito irregular – da Lua. Além de ser eficiente.
Projeto de pesquisa da Nissan
“O projeto de pesquisa pode levar a novos conhecimentos que poderão ser aplicados em veículos terrestres”, disse Toshiyuki Nakajima, chefe do departamento de engenharia responsável pela e-4orce. A Nissan aponta, nesse sentido, que se concentrou no desenvolvimento de um desempenho de direção estável, que permite aos clientes dirigirem seus carros com maior confiança.
A tecnologia e-4orce controla com precisão todas as quatro rodas de um veículo de forma independente, em várias condições. Em sua pesquisa conjunta com a JAXA para o veículo lunar, a Nissan está trabalhando, sobretudo, com foco no desempenho em terrenos arenosos e outras condições adversas.
Nesse sentido, a montadora desenvolveu controles de força motriz que minimizam a quantidade de patinagem das rodas de acordo com as condições da superfície. Por exemplo, quando o carro está conduzindo na areia.
A JAXA já trabalhou, no entanto. com a também japonesa Toyota para desenvolver um projeto de rover elétrico pressurizado para missões na Lua. Chamado de Lunar Cruiser, o nome escolhido em referência ao SUV da Toyota Land Cruiser. Trata-se de um dos modelos mais populares da montadora japonesa, fabricado desde 1951.