Você está visualizando atualmente NFC: O que é, como funciona e para que serve essa tecnologia
Near Field Communication ou NFC significa Comunicação de Campo Próximo, que é uma tecnologia que faz a troca de dados quando dois dispositivos estão próximos

NFC: O que é, como funciona e para que serve essa tecnologia

O NFC é considerado seguro por operar em curtas distâncias e não precisar de configurações de pareamento

NFC é uma tecnologia que permite que dois dispositivos troquem informações sem fio quando estão próximos um do outro. Ele facilita a comunicação entre dispositivos e oferece mais conveniência e segurança para os usuários.

Essa tecnologia é usada para diversas aplicações, como pagamentos móveis, identificação pessoal, controle de acesso, transporte público e etiquetas inteligentes.

Assim, o uso de celulares com carteiras digitais, que facilitam o pagamento, aumentou nos últimos anos. Segundo uma pesquisa da Opinion Box, 79% dos brasileiros concordam que o celular se tornou uma carteira digital.

Entenda o que é NFC celular, quais as suas funcionalidades, como usá-lo e para que serve essa tecnologia.

Tecnologia: O que é NFC?

Near Field Communication ou NFC significa Comunicação de Campo Próximo, que é uma tecnologia que faz a troca de dados quando dois dispositivos estão próximos. É uma comunicação sem fio que está presente em diversos celulares.

Ele criado pela Sony e Philips em 2002, com base na tecnologia RFID que está presente em chaves de hotéis, por exemplo.

Portanto para utilizá-lo, basta fazer a aproximação dos dispositivos, com uma distância menor que 10 centímetros, depois de adicionar a função para a troca de informações.

Aliás, o seu funcionamento se baseia em dois dispositivos: os ativos e os passivos. O primeiro envia e recebe dados, além de possuir uma fonte de energia própria, como tablets, celulares e relógios inteligentes.

Enquanto o segundo só transmite os dados e não possui uma fonte de energia própria, mas que pode ativar por um dispositivo ativo, como cartões e pulseiras.

nfc-o-que-e-como-funciona-e-para-que-serve-essa-tecnologia

Principais utilidades do sistema NFC

O NFC pode funcionar para várias situações. Confira a seguir:

Pagamentos

Podem ser feitos diretamente pelo celular e com cartões de crédito, débito e via NFC tag. Isso torna o processo mais rápido, prático e seguro, pois não precisa de senha ou que o cartão seja inserido na máquina.

Segundo a Statista, em 2021, os pagamentos por aproximação atingiram R$ 198,9 bilhões, uma alta de 384,6% na comparação com o ano anterior.

“Os últimos dois anos ocasionaram grandes mudanças no comportamento do consumidor. Foi uma quebra de paradigmas em hábitos que sempre estiveram muito arraigados no perfil de consumo do brasileiro”, comenta Simone Borges, gerente de pagamentos digitais da Sodexo Benefícios e Incentivos.

A empresa registrou um aumento de 10.000% nos números de transações realizadas com a tecnologia NFC desde a chegada do Apple Pay quanto do Sodexo Pay.

“A possibilidade de ter todos os pagamentos necessários no celular é um dos principais atrativos. Os usuários não precisam se preocupar em levar cartões físicos quando saem de casa”, afirma.

Alguns meios de pagamento digitais são:

  • Apple Play;
  • Iphone (iOS);
  • Samsung Pay;
  • Android Pay.

Sendo assim, vários celulares possuem chip NFC que substituem o cartão de crédito e débito e podem utilizar em estabelecimentos que tenham máquinas compatíveis.

Aliás vale destacar que, de acordo com a pesquisa da Opinion Box, 80% dos brasileiros utilizam o cartão de crédito como meio de pagamento, sendo o mais usado no Brasil. Por isso, a facilidade de pagar com o celular cresce cada vez mais.

Fechaduras inteligentes

A tecnologia também pode ser utilizada para destravar ou abrir portas com fechaduras digitais. Assim, como é utilizada nos cartões em hotéis que abrem as portas.

Pareamento de acessórios

Ele também pode agilizar o pareamento entre alguns dispositivos, auxiliando o Bluetooth e o Wi-Fi. Os fones, câmeras e smartwatches com Near Field Communication podem se conectar com mais agilidade com o telefone.

Compartilhamento no celular

O compartilhamento no celular ou transferência pode utilizar entre dois celulares com o NFC, assim como senhas e mensagens. Isso torna o processo de compartilhamento mais rápido e simples.

Tags NFC

São acessórios que funcionam como botão físico para abrir aplicativos ou ativar alguma função, que podem  colocar em lugares estratégicos, como na mesa de trabalho ou no veículo.

Assim, é possível colocar o aparelho sobre a tag e ativar o modo silencioso, ligar o GPS ou abrir o Google Maps no carro.

Como saber se o seu celular tem NFC?

Um dos sistemas de celulares mais usado no Brasil é o Android, no qual é possível verificar se possui Near Field Communication ou não.

De acordo com uma pesquisa do site Cupom Válido em parceria com a Statista e a Statcounter, 81% dos consumidores brasileiros utilizam celulares com o sistema operacional Android, enquanto 18% usam o iOS, do iPhone.

Assim para descobrir se o celular tem NFC, é preciso verificar a ficha técnica do celular no site do fabricante, no manual ou no próprio sistema.

Veja como identificá-lo no sistema operacional Android e iOS:

iOS

O iPhone com o sistema iOS possui NFC desde o modelo 6 em todas as suas gerações. Mas somente os modelos a partir do iPhone 7 podem usá-lo para mais do que o Apple Pay.

Android

Para saber sobre o Near Field Communication no celular com sistema Android, acesse as “Configurações de rede” ou “Dispositivos conectados”.

Em seguida, selecione “Conexões”, procure por “NFC” ou “NFC e pagamentos sem contato”, verifique se ele está ativo.

A tecnologia NFC é seguro?

O NFC considerado seguro por operar em curtas distâncias e não precisar de configurações de pareamento. Assim, evita que terceiros possam entrar na conexão.

Segundo o estudo da consultoria PwC, a quantidade de pagamentos digitais deve crescer 80% no mundo todo até 2025, o que mostra que o pagamento por NFC está crescendo.

Além disso, de acordo com uma pesquisa realizada pela NZN Intelligence, as compras online preferidas por 64% dos entrevistados, enquanto 36% escolhem adquirir produtos nas lojas físicas.

Fontes: infowester, inter simplifica