Meio Ambiente da Prefeitura de Naviraí realizou a 9ª edição do Projeto Rio + Limpo
A Prefeitura de Naviraí, por meio da Gerência de Meio Ambiente, promoveu no último domingo (3/12), a 9ª edição do Projeto Rio + Limpo, realizado no Porto Caiuá.
Dessa forma, o objetivo desse projeto retirar resíduos sólidos, lixos e entulhos que descartados de forma incorreta em ilhas do Parque Nacional de Ilha Grande.
Por isso, essa ação teve como intuito contribuir para a preservação do meio ambiente e conscientizar os ribeirinhos e turistas sobre a importância do descarte correto de materiais que agridem a natureza, como garrafas, pneus, embalagens plásticas e outros.
A ação ambiental contou com a participação de diversos órgãos e parceiros, incluindo servidores da Gerência de Meio Ambiente, Gerência de Serviços Públicos, Gerência Municipal de Saúde, Polícia Militar Ambiental, Corpo de Bombeiros Militar, JBS Couros, COMDEMA, Associação de Moradores do Porto Caiuá, Associação de Pescadores do Porto Caiuá, Colônia de Pescadores Profissionais e Artesanais Z15 do Porto Caiuá e outros voluntários. Utilizando barcos, a equipe se deslocou até as ilhas pertencentes ao município de Naviraí para realizar o recolhimento dos resíduos sólidos descartados de forma incorreta.
Meio Ambiente
Segundo o Gerente de Meio Ambiente da Prefeitura de Naviraí, Luiz Alberto Ávila Silva Júnior, uma nova ação semelhante proposta para mobilizar ainda mais voluntários para essa causa tão importante, com possibilidade de ocorrer nos primeiros meses de 2024, visando ampliar os esforços na conscientização e preservação dos ecossistemas locais.
Sendo assim, o Projeto Rio + Limpo tem se mostrado uma iniciativa fundamental para a conservação do meio ambiente e para a educação ambiental da população. Através dessas ações, é possível chamar a atenção para a importância de cuidarmos do nosso ecossistema, evitando o descarte inadequado de resíduos e contribuindo para a sustentabilidade das áreas naturais.
Com o engajamento de todos, possível construir um futuro mais sustentável, onde a natureza seja preservada para as gerações futuras.