Vigilância Sanitária de Naviraí realiza ações que integram o Programa Estadual de Monitoramento de Alimentos
A Vigilância Sanitária da Prefeitura de Naviraí mostrou compromisso com a qualidade dos produtos no Programa de Monitoramento de Alimentos comercializados no município ao realizar a coleta de diversos itens no comércio local e instituições de ensino, para avaliação do padrão sanitário.
Dessa forma, essa avaliação abrangeu análises de diversos parâmetros, como os físico-químicos, microbiológicos, microscópicos e de aditivos presentes nos produtos.
Esses itens então encaminhados ao Lacen Laboratório Central de Saúde Pública Estadual, onde submetidos a análises detalhadas como parte do Proema Programa Estadual de Monitoramento de Alimentos.
Foram coletadas pela Vigilância Sanitária Municipal amostras de leite pasteurizado (Pró-Leite); sal refinado e iodado (Pró-Iodo); queijo ralado, café, linguiça, erva-mate, especiarias, leite UHT e mix de castanhas e cereais (que integram o Programa Estadual de Monitoramento da Qualidade Sanitária de Alimentos).
Por isso, a realização dessas análises é de extrema importância para garantir a segurança e qualidade dos alimentos consumidos pela população.
Avaliação e monitoramento
Ao avaliar os parâmetros físico-químicos, é possível determinar se os produtos estão dentro dos limites estabelecidos pelas normas sanitárias. Já a análise microbiológica permite identificar a presença de microorganismos patogênicos, que podem causar problemas de saúde.
Além disso, a análise microscópica permite identificar se há a presença de corpos estranhos ou contaminantes nos produtos.
Este trabalho está incluído no projeto de avaliação e monitoramento da qualidade da carne e produtos cárneos de todos os estabelecimentos do segmento do município, onde a cada bloco de 5 estabelecimentos fiscalizados os mesmos convidados para uma capacitação e posteriormente coleta de seus produtos.
Por fim, as análises de aditivos verificam a presença e a quantidade de substâncias adicionadas aos alimentos, assegurando que estejam dentro das normas e não representem riscos à saúde.
Sendo assim, o envio dos produtos para análise no Lacen, realizado pela Vigilância Sanitária Municipal, fortalece o monitoramento e controle da qualidade dos alimentos oferecidos à população, contribuindo para a proteção da saúde pública.