Naviraí inicia atendimentos por meio do Telessaúde
A Saúde de Naviraí deu um importante passo na ampliação do acesso aos serviços especializados com o início dos atendimentos por meio do Programa Telessaúde, iniciativa do Governo de Mato Grosso do Sul. A ferramenta permite consultas com profissionais especialistas à distância, por videoconferência, garantindo diagnósticos, orientações, prescrição de medicamentos e acompanhamento dos pacientes, com segurança dos dados e redução da necessidade de deslocamentos para outros municípios.
Os atendimentos começaram em unidade piloto, o ESF Sol Nascente, que já conta com equipamentos habilitados pelo Estado para a realização das teleconsultas.
Os pacientes recebem encaminhamento por meio de um sistema de regulação. Além disso, aqueles que se enquadram nos protocolos do programa têm as consultas agendadas pelo Estado.
A equipe responsável local, coordenada pela enfermeira Mariana, realiza o contato com os usuários. Do mesmo modo, oferece todo o suporte técnico necessário para a realização das consultas.
Planejamento para a adesão de todas as APS
A Gerência de Saúde informou, ainda, que há planejamento para a adesão gradual de todas as unidades da Atenção Primária à Saúde (APS) ao programa. Desse modo, cada usuário poderá ser atendido em sua própria unidade de referência.
Além disso, o município adquiriu seis aparelhos de eletrocardiograma e instalará os equipamentos em seis unidades de saúde, integrando-os ao Telessaúde por meio do telediagnóstico. Nessa modalidade, os exames ocorrem nas unidades e enviados pela plataforma do programa para cardiologistas, que emitem o laudo à distância, aproximando ainda mais a assistência em saúde da população.
O Programa Telessaúde simboliza uma transformação no cuidado com a população de Naviraí. A princípio, a tecnologia passa a integrar, de maneira efetiva, o cotidiano dos serviços públicos. Além disso, o avanço reflete o esforço coletivo dos profissionais e gestores da saúde, evidenciando o compromisso do município em garantir atendimento humanizado.
Em síntese, a inovação tecnológica torna-se aliada da inclusão e da eficiência. O caminho digital reforça que, sobretudo, investir em programas que aproximam pessoas e conhecimento é fator essencial para o desenvolvimento da saúde municipal.
Fonte: Secom/Gov.br




