Empregos com carteira assinada ganham destaque em Naviraí
Naviraí encerrou o mês de abril de 2025 com um saldo positivo de mais 167 empregos gerados com carteira assinada. A informação foi confirmada (14) pela Casa do Trabalhador, órgão ligado à Gerência Municipal de Assistência (GEAS), comprovando o empenho na articulação através da captação de vagas, cadastramento, capacitação e encaminhamento de colaboradores ao mercado de trabalho.
Em Mato Grosso do Sul, entre as cidades do estado, Naviraí avançou e alcançou a 6ª posição. Ou seja, o município foi um dos que mais inseriu trabalhadores com carteira assinada no comércio, bem como na agroindústria e por fim, na prestação de serviços. Os dados são da Funtrab, Fundação do Trabalho de MS. A fonte é o IBGE, Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, com tabulação do boletim feita pelo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED).
Saldo positivo
“Este saldo positivo representa real crescimento na abertura de novas vagas e geração de empregos diretos em Naviraí. Sobretudo, contempla os mais diversos setores que abriram postos de trabalho na cidade e no campo”, afirma o gerente da Casa do Trabalhador, Claudemir dos Santos Silva.
“Em março ocupávamos a 7ª colocação e atualmente, chegamos ao 6º lugar. Mas é determinação do prefeito Rodrigo Sacuno que todos nós da equipe da Casa do Trabalhador continuemos empenhados. O objetivo é aumentar ainda mais as vagas para as pessoas que buscam uma oportunidade de emprego em nosso município”, pontua o gerente da CT de Naviraí.
Compromisso de gerar empregos e fortalecer a economia
“O compromisso de gerar empregos nós estamos cumprindo. Ao mesmo tempo, estamos garantindo o fortalecimento da economia local. Ou seja, quanto mais pessoas estão empregadas com carteira assinada, maior é a circulação de renda no comércio, nos serviços e em outros setores da cidade. Isso estimula o crescimento econômico local. Além disso, também atrai novos investimentos”, analisa o prefeito Rodrigo Sacuno que comemora o resultado positivo na geração de empregos formais.
“O emprego formal oferece segurança financeira. Garante acesso a direitos trabalhistas e benefícios como FGTS, INSS e férias remuneradas. Também contribui para a estabilidade familiar e social. Mais postos com carteira assinada significam menos trabalhadores na informalidade. Isso é positivo tanto para os trabalhadores quanto para o município. A cidade aumenta sua arrecadação e organização do mercado de trabalho.” Assim acrescenta a gerente municipal de Assistência Social, vice-prefeita Telma Minari.
Fonte: PM Naviraí