Você sabia que, segundo a ciência, viajar faz bem para o seu corpo, para a sua mente e para as suas emoções?
O sonho de viajar pelo Brasil ou pelo mundo a fora acompanha muitas pessoas, como ninguém viaja sem dinheiro, vamos te dar dicas de onde guardar ou investir dinheiro para viajar e realizar a tão sonhada viagem.
No entanto, o que quase ninguém te conta é que, para realizar esse sonho, é preciso criar uma responsabilidade financeira muito grande.
Aliás, você sabia que, segundo a ciência, viajar faz bem para o seu corpo, para a sua mente e para as suas emoções? Está comprovado pelos mais variados tipos de estudos que tirar um tempo de férias tem muitos benefícios por ajudar, de diversas maneiras, a recarregar as energias e refrescar as ideias. Essa é a razão Jens Pruessner, PhD e professor da Universidade McGill, em Montreal, Canadá, afirmar: “Viajar não é um luxo. É um investimento em sua saúde”.
Portanto, para aproveitar essa experiência da melhor forma possível, é importante ter em mente que para qualquer tipo de viagem, seja nacional ou internacional, o ideal é fazer um planejamento financeiro que contemple todos os custos. Além do transporte até o lugar (avião, carro ou ônibus), existem custos de hospedagem, alimentação, passeios e até documentações (caso seja fora do Brasil).
Parece ser muita coisa, mas ter essas despesas mapeadas, facilitará e muito a forma de pagar por elas. Como educador financeiro, posso afirmar que a sensação de viajar com tudo quitado é fantástica. Assim, ao acabar essa viagem, você já pode fazer o planejamento da próxima.
Como saber quanto vou gastar na viagem?
Hoje em dia existem muitos blogs e canais do YouTube que mostram o custo geral para um determinado destino, trazendo informações detalhadas e custos de:
- Como chegar: Valores e dicas promocionais de passagens até o destino.
- Onde se hospedar: Sugestão de hotéis e pousadas.
- O que fazer: Passeios e pontos turísticos do lugar.
- O que comer: Dicas de restaurantes.
- Custos extras que podem surgir.
Aliás, o melhor é que todas essas dicas são passadas mediante a quantidade de dias que pretende ficar e o quanto pretende gastar, indo do perfil econômico ao extremo luxo. Contudo, saber o valor total ou parcial da viagem, te ajudará a simular o investimento escolhido e saber quanto você precisará guardar de dinheiro por mês para alcançar o objetivo.
Investimentos para pagar essa viagem
A escolha desse investimento deve considerar alguns fatores, como o prazo que pretende realizar a viagem e seu perfil de investidor. Assim, lembrando que os perfis de investimento são:
- Conservador: Busca retorno a longo prazo, quer preservar seu dinheiro podendo resgatá-lo a qualquer hora.
- Moderado: Quer retornos maiores e está disposto a assumir alguns riscos, entendendo que os retornos vêm a médio e longo prazos com a diversificação.
- Experiente: Busca maior resultado e aceita correr riscos mais elevados para conquistá-los. Destemido, costuma montar uma carteira diversificada equilibrando todas as modalidades de aplicações.
Contudo, se você pretende fazer uma viagem de férias dentro do Brasil, no período de um ano (curto prazo), é possível investir em:
- Conservador: Fundos de renda fixa com baixo risco.
- Moderado e experiente: CDBs de bancos, fundos DI.
Agora, se pretende fazer uma viagem internacional em um período de três anos (médio prazo), é possível investir em:
- Conservador: Fundos de renda fixa com baixo risco, títulos públicos atrelados à inflação e fundos indexados à inflação.
- Moderado e experiente: CDBs de bancos, fundos DI e fundo cambial de dólar.
Portanto, se pensa em viajar, fazer um bom planejamento e investir em seu sonho vai acelerar essa conquista, além de propiciar uma experiência saudável e financeiramente consciente.
Fonte: viajenet