Vale lembrar que a indústria da moda e dos desfiles de alta-costura historicamente priorizam garotas muito jovens e dentro dos padrões estéticos
Desde que Alessandro Michele assumiu a direção criativa da Valentino, o público aguardava ansiosamente sua abordagem para a alta-costura, especialmente após críticas de que sua estreia na marca não se desvencilhou das referências usadas na Gucci. Assim, as mulheres mais velhas do último desfile da Valentino chamaram a atenção pela sua presença em cerca de 20% do casting e com pouca ou quase nenhuma intervenção de maquiagem
No entanto, o estilista surpreendeu ao trazer um casting inovador e romper padrões tradicionalmente rígidos da moda de luxo.
As passarelas costumam ser dominadas por modelos jovens, nesse sentido, em sua maioria brancas. Contudo, a seleção de modelos desta apresentação da Valentino foi além do culto à juventude e trouxe mulheres mais velhas vestindo peças meticulosamente elaboradas.
Com aparência natural, elas surgiram com pouca maquiagem, evidenciando linhas de expressão e a textura autêntica da pele. Os cabelos grisalhos e brancos também fizeram parte, sem grandes estilizações, ressaltando sua beleza genuína.

Nova visão
Embora a presença de modelos mais velhas nas passarelas venha crescendo, essa inclusão era mais frequente no prêt-à-porter. A escolha de Michele para a alta-costura pode, portanto, sinalizar uma mudança significativa no setor. Estaria a moda de luxo finalmente se abrindo para uma visão mais abrangente da beleza?
Se a apresentação final representou uma jornada visual da vida de uma mulher, nada mais coerente do que refletir todas as suas fases, incluindo a maturidade. Além do impacto estético, a decisão também fortalece uma conexão mais autêntica com consumidoras que desejam se ver representadas na moda. Nesse sentido, não apenas pelo apelo de produtos anti-idade, mas por uma visão que respeita e celebra a beleza em todas as idades.
Fonte: terra