Esse número deve aumentar nos próximos dias, conforme acontece a atualização do site
Faltando apenas algumas horas para o encerramento do prazo de registro junto ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE) MS contabiliza mais de 230 candidatos a prefeito e vice.
Dessa forma, os candidatos no pleito de logo mais, Mato Grosso do Sul contabiliza 230 chapas para os cargos de prefeito e vice-prefeito e 6.671 nomes concorrendo para vereadores nos 79 municípios. Esse número deve aumentar nos próximos dias, conforme acontece a atualização do site.
Em Campo Grande, o número de chapas que irão disputar a Prefeitura Municipal são oito, até agora. Sendo elas compostas por: Camila Jara (PT) e o seu candidato a vice-prefeito Zeca do PT; Humberto Pereira (PSDB) e a Coronel Neidy Centurião (PL); Humberto Figueiró (NOVO) e Cynthia Duailibi (NOVO); Luso de Queiroz (PSOL) e Lya Santos (SD); Rose Modesto (União Brasil) e Roberto Oshiro (União Brasil);
Jorge Batista (PCO) e Thiago Assad (PCO); Ubirajara Martins (DC) e João Faria (DC). Também está no pleito a atual prefeita e candidata a reeleição Adriane Lopes (PP) e Camila Nascimento (Avante). São 482 candidatos a vereadores.
Dourados
Em Dourados, segunda maior cidade do estado, estão oficializadas as pré-candidaturas a prefeito e vice de Beto Teles (Rede) e Maristela Chaves (Rede), respectivamente; Marçal Filho (PSDB) e Gianni Nogueira (PL); Racib Harb (NOVO) e Oswaldo Arnez (NOVO). O atual prefeito e pré-candidato a reeleição Alan Guedes (PP) e Keila Miranda (Avante) também são candidatos.
Bella Barros (PDT) e o vice Paulão Do Chama (DC); Valderi Garcia (PCO) e Irena Maciel (PCO); e Tiago Botelho (PT) e Tétila (PT). São 306 pré-candidatos a vereadores.
Na cidade de Três Lagoas, são quatro chapas para a Prefeitura: Cassiano Maia (PSDB) e o vice Vera Helena (PP); Juvenal Ferreira (PRD) e Dorival Pimenta (PRD); Professor Vitor (PSTU) e Professor Marcelo (PSTU); e Dr. Ruy Costa (DC) e Aparecida Pessuti (PDT). São 163 nomes oficializados para a disputa legislativa.
MS 230 candidatos
Em Ribas do Rio Pardo, que registradas até agora quatro chapas. Trata-se do duo formado por Roberson Moureira (PSDB) e o vice Paulinho Da Tabacaria (PP); o atual prefeito João Alfredo Donizete (PT) e o vice Junior Leiteiro (União Brasil). Também concorrem, Lucien Rezende (PSOL) e o vice Professor Kléber (Rede); Mestre Elias (PDT) e Pastor João (PDT). São 88 nomes inscritos para o legislativo.
Então, na cidade de Corumbá, estão confirmados: André Campos (PL) e o vice Dr Albert (PL); Luiz Antônio Pardal (PP) e o Dr. Manoel João (União Brasil). Do mesmo modo, Gabriel Alves (PSB) e Bia Cavassa (PSDB); e Delcído Amaral (PRD) e Luciano Costa (PODEMOS). São 171 nomes na disputa legislativa.
Já em Ponta Porã, consta as chapas: Pompílio Júnior (PL) e Naiara Fortes (PL); Eduardo Campos (PSDB) e Dr Patrick Derzi (PP). Assim como, Carlos Bernardo (PDT) e Nady Lobato (PT); e Álvaro Soares (PODEMOS) e Cida Espindola (PODEMOS). São 152 postulantes à Câmara Municipal.
Por isso, na pequena Tacuru consta uma única chapa na disputa até a publicação deste texto. Trata-se do atual prefeito e candidato a reeleição Rogério Torquetti (PSDB) e do vice Zé Antonio (PSDB).
Vereadores
Por lá, são apenas 29 nomes para vereadores. Mesma situação de Novo Horizonte do Sul, que registra o candidato a reeleição Guga (PSDB) e o vice Gil (PSD). São 31 nomes para o legislativo. Contudo, os dados extraídos às 17 horas desta quinta-feira (15) da plataforma de divulgação de candidaturas e contas (Divulgacandcontas), do TSE.
Por exemplo, de acordo com o calendário eleitoral, as inscrições feitas até as 8h, por transmissão via internet, ou até as 19h, em mídia entregue nos juízos eleitorais. Após a apresentação, os requerimentos passam a tramitar por meio do Processo Judicial Eletrônico (PJe), na classe Registro de Candidatura (RCand) em MS sobre os 230 candidatos.
Por isso, o prazo para que todos os pedidos, inclusive os impugnados e os respectivos recursos, estejam julgados e as respectivas decisões publicadas é 16 de setembro.
Cada sigla, coligação ou federação partidária pode ter somente um candidato a prefeito e vice em cada município. Mas, no caso de vereadores, cada partido pode ter como candidatos até o número total de cadeiras a ocupadas, mais um. Até o momento, em todo o País, já foram registradas 15.221 candidaturas para prefeito, 15.291para vice-prefeito e 416.915 para vereadores.
Constam da página informações declaradas pelos candidatos, tais como processos, lista de bens patrimoniais, dados pessoais, bem como, arrecadação e financiamento para a campanha e os gastos já utilizados.
Sendo assim, a plataforma permite ainda verificar dados até mesmo de eleições passadas, caso o candidato tenha concorrido anteriormente. Mas, o site atualizado diariamente, a cada 30 minutos, e você pode conferir clicando aqui.
Fonte: Tre-ms/tse