Os dados ficam abaixo dos 92,5% do mesmo período da safra anterior e dos 90,8% da média dos últimos cinco anos
O plantio da safra de soja 2023/24 alcançou 84,8% no MS (Mato Grosso do Sul), ficando abaixo dos 92,5% do mesmo período da safra anterior e dos 90,8% da média dos últimos cinco anos.
Os dados são da Federação da Agricultura e Pecuária do Mato Grosso do Sul (Famasul) que publicou o Boletim Semanal da Casa Rural, apresentando, dessa maneira, novas informações sobre as plantações do estado.
Assim, o relatório destaca que o atraso na semeadura da soja neste período é por causa da baixa precipitação na região norte. Esta região está com apenas 54% da área semeada (registrada até 03 de novembro), por exemplo. Isso em comparação com 78% no mesmo período do ano anterior. Assim, este atraso pode ter várias consequências, incluindo a possibilidade de afetar a janela de plantio do milho de 2ª safra.
Até agora, a Famasul estima um aumento de 6,5% na área semeada com soja nesta temporada, chegando a 4,265 milhões de hectares. Desse modo, registra uma produção de 13,818 milhões de toneladas, após uma produtividade estimada de 54 sacas por hectare.
Plantio de Soja MS – Em relação às condições das lavouras, 98,5% foram classificadas como em bom estado, 1,5% em regular e 0% em ruim.
O boletim ressalta que, historicamente, a semeadura termina na primeira semana de dezembro. Para minimizar o impacto negativo deste atraso na semeadura, os agricultores devem estar atentos ao monitoramento das condições climáticas e fazer ajustes nas estratégias.
No que diz respeito ao mercado, a Famasul destaca que o preço médio da saca de 60 quilos de soja no MS- Mato Grosso do Sul desvalorizou 0,98%. Dados da semana entre os dias 13 e 20 de novembro, sendo cotada ao valor médio de R$126,75.
Os dados são da Federação da Agricultura e Pecuária do Mato Grosso do Sul (Famasul).