Segunda Guerra Mundial como pano de fundo
A princípio, o Museu da Imagem e do Som, o MIS, apresenta uma mostra de filmes japoneses em Campo Grande. O tema está ligado à homenagem aos 114 anos da chegada dos japoneses no Brasil. O evento ocorrerá no período de 27 a 28 de junho corrente. Integrando, dessa forma, romance, drama e suspense. A Segunda Guerra Mundial é pano de fundo da mostra. A princípio, são temas pouco conhecidos pelo público ocidental.
“Somos privilegiados, entretanto, em ter uma comunidade japonesa tão significativa na nossa cidade. E, com isso acessamos filmes que têm uma construção narrativa muito particular. Seja na fotografia ou nas próprias histórias”, diz a coordenadora do MIS, Marinete Pinheiro. “A volta das sessões presenciais tem sido a possibilidade dos reencontros depois de tanto tempo. Com isso, temos visto a alegria do público que manifesta saudade pelo cinema no MIS. Assim, estamos imensamente gratos por esse retorno, no entanto com o cinema Japonês”, completa Marinete.
A curadoria é do historiador e engenheiro Celso Higa.
Aliás, confira abaixo a programação dos filmes japoneses e participe!
Dia 27/06/2022 (2ª Feira)
19h – O imperador em agosto (Nihon no Ichiban Nagai hi) – 2015 – 136 min.
Sinopse: A narrativa se passa em agosto de 1945, durante os últimos dias da Segunda Guerra Mundial. Nesse tempo, após duas bombas jogadas no Japão pelas tropas americanas, o Imperador Hiroito está prestes a anunciar a rendição do país. Ele fará isso via rádio para não sacrificar mais o seu povo. Entretanto, um grupo de soldados conservadores, que não aceita que o Japão se entregue, ocupa o Palácio Imperial. Assim como, uma emissora de rádio, para que a audição sobre a rendição não ocorra.
Produção: Shochiku, Asmik Ace
Direção: Masato Harada
Elenco: Koji Yakusho, Masahiro Motoki, Tori Matsuzaka, Tsutomu Yamazaki
Baseado no livro de Kazutoshi Hando
Lançamento no Brasil: 06 de janeiro de 2016
Dia 28/06/2022 (3ª Feira)
19h – A mulher de um espião (Supai no Tsuma) – 2020 – 115 min.
Sinopse: Ambientado, pois bem, na década de 1940. A população do Japão está dividida a respeito da participação do país na Segunda Guerra Mundial. Já em Kobe, o comerciante Yusaku (Issey Takahashi) administra uma empresa de tecidos. E além disso, é casado com Satoko (Yu Aoi). No entanto, durante uma viagem de negócios na Manchúria, Yusaku descobre um terrível segredo nacional. Assim sendo, com intuito de fazer justiça, ele decide divulgar a todos sobre a sua descoberta. Satoko começa a suspeitar que ele está tramando algo. Logo ela é arrastada para dentro de um jogo enigmático, cheio de tramas. Um thriller romântico numa época turbulenta. Uma releitura dos abusos do Japão na Segunda Guerra sob o olhar de Kiyoshi Kurosawa.
Direção: Kiyoshi Kurosawa
Roteiro: Ryusoke Hamaguchi e Tadashi Nohara
Elenco: Yû Aoi, Issey Takahashi, Masahiro Higashide, Yuri Tsunematsu,
Premiação: Leão de Prata do Festival Internacional de Cinema de Veneza 2020 – Melhor Diretor pelo filme “A esposa de um espião”
Lançamento no Brasil: 31 de março de 2022.
Produção: NHK, NHK Enterprises, INCLINE e C&I Entertainment.
Publicado por: Karina Medeiros de Lima