Monumento ‘Paliteiro’ da UFMS receberá iluminação azul
No dia 9 de setembro de 2025, às 19h, o Conselho Regional de Administração de Mato Grosso do Sul (CRA-MS) iluminará o Monumento-Símbolo da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), o “Paliteiro”, na cor azul. O objetivo é celebrar o Jubileu de Diamante da Administração. A ação integra a programação nacional de homenagens aos 60 anos de regulamentação da profissão no Brasil.
Projetado em 1970 pelo arquiteto Caetano Fracarolli, o monumento é formado por 24 colunas de concreto. Elas emergem de um espelho d’água e se elevam em direção ao céu. A obra, em outras palavras, se tornou um ícone da Cidade Universitária da UFMS. Similarmente, é um ícone de Campo Grande. Por analogia, simboliza a juventude, seus anseios e a busca pelo conhecimento.
As pessoas reconhecem o “Paliteiro” como patrimônio cultural da capital sul-mato-grossense. Nesse sentido, ele será o ponto de encontro entre a história da Administração e o legado educacional da universidade.
Segundo o CRA-MS, a iluminação azul, primordialmente, busca destacar o papel estratégico da profissão. Isso ocorre no desenvolvimento da sociedade. Por isso, valoriza os profissionais que atuam na gestão pública e privada. Sobretudo, em todo o país.
A cerimônia, por fim, contará com a presença de autoridades, bem como de profissionais de Administração, representantes da UFMS e da sociedade civil.
Serviço
Iluminação azul do Monumento-Símbolo da UFMS – “Paliteiro”
Avenida Costa e Silva, s/n – Bairro Universitário – Campo Grande (MS)
9/9/2025 (terça-feira), 19h
Sobre o CFA
O Conselho Federal de Administração é um órgão normativo, consultivo, orientador e disciplinador do exercício da profissão de Administrador. Sua sede fica na capital federal, responsável por controlar e fiscalizar as atividades financeiras e administrativas do Sistema CFA/CRAs. O Sistema tem como missão promover a Ciência da Administração valorizando as competências profissionais, a sustentabilidade das organizações e o desenvolvimento do país. É integrado pelo CFA e pelos 27 Conselhos Regionais de Administração – CRAs, sediados em todos os estados da Federação.
Fonte: UFMS