Você está visualizando atualmente Moda Dopamina: tendência de vestir felicidade com cores vibrantes
Moda traz cores vibrantes, looks monocromáticos em tons neons e ácidos

Moda Dopamina: tendência de vestir felicidade com cores vibrantes

Tendência relaciona o uso das roupas ao bem-estar

Na nova tendência de moda dopamina a pessoa escolhe as cores mais vibrantes que conhece, junta com acessórios e estampas alegres. Tudo para dar uma sensação de alegria, bem-estar. A ideia é dar “xô! baixo-astral! E anunciar pela roupa que você está de bom humor! Isso anima, sabia?

Mas explicando melhor, roupas e acessórios têm o poder de influenciar nosso humor e, consequentemente, mudar nosso dia. Seguindo essa ideia, surgiu a tendência conhecida como dopamine dressing (ou “vestir-se de dopamina”, em tradução livre do inglês).

Desse modo, não surpreende que essa tendência no vestir seja o que está sendo chamado de moda dopamina.  Depois de passar dezoito meses no estilo pijama-moletom-camiseta, muita gente está procurando peças que expressem a ideia de renascimento. Vestir-se de dopamina é parte moda, parte mindfulness e parte psicologia.

Para alguns, são as cores alegres e vivas que despertam a alegria, já outros se sentem melhor com cores neutras e leves. Usar as cores que você ama e que te fazem sentir bem pode aumentar sua confiança e, consequentemente, promover a sensação de felicidade e bem-estar. Um aspecto interessante do dopamine dressing é que não existe uma fórmula pronta para seguir a tendência. Afinal, somente o próprio indivíduo entende e sabe o que o faz realmente feliz.

O termo faz referência à dopamina, um neurotransmissor que atua no sistema nervoso central do corpo humano e que cuja ação influencia as emoções, o humor, o aprendizado e a atenção. Esse hormônio resulta em sensação de prazer e de felicidade.

Moda dopamina relaciona o uso de roupas ao bem-estar

Na próxima vez que estiver na dúvida entre dois pares de calças femininas ou entre duas estampas diferentes, pergunte-se qual das alternativas te faz sentir mais feliz.

As cores carregam consigo significados simbólicos estabelecidos por meio de associações feitas culturalmente e também por associações feitas pelo indivíduo. Ou seja, qualquer cor pode fazer uma pessoa sentir-se mais feliz e bem consigo mesma. Tudo vai depender da relação que este indivíduo tem com a cor em questão.

Misturas, cores fortes e estampas divertidas na moda dopamina

O comércio se diz otimista, tanto no Brasil, quanto lá fora, para o aumento das vendas. Além disso, as pessoas estão buscando mais cores em todos os segmentos. “Eles estão comprando mais cor em todas as categorias de acessórios, joias e sapatos”, comenta.

Podem ser usadas em qualquer estação. Não tenha medo de ousar e misturar as cores. Em outras palavras, não há regras para esse mix inusitado, mas tonalidades da mesma matiz podem proporcionar um visual interessante, como misturar o rosa e o vermelho, pink e lilás, o laranja e rosa ou ainda o verde menta e azul mais escuro.

Mas como a moda é super democrática, outras combinações ficam perfeitas, dependendo do look, como o rosa e o verde água.

Smiles e florais

Looks monocromáticos e em tons neons ou ácidos também fazem sucesso em modelagens que passeiam das mais ajustadas e croppeds, no estilo alfaiataria até as oversized e com jeitão streetwear. Pontos de luz em tons elétricos fazem o contraponto a peças neutras como o tom cru do denim rígido ou juntamente com o White denim.

As estampas não podem ficar de fora dessa tendência super alegre e divertida. Vale apostar em smiles, figuras ou formas geométricas como se fossem uma obra de arte. Além disso, uma infinidade de florais de todos os estilos e mistura de cores, em padronagens figurativas, mais suaves e românticas, como pinceladas ou no estilo artesanal, no fundo black ou colorido. Bordados florais são bem-vindos e, enriquecem qualquer peça.

O denim color também surge em tons de salmão, avermelhados, verde folha ou mais claro, no roxo e lilás. Assim também, os bordados com brilhos e pedrarias enriquecem os modelos e conjuntos.

Seja no jeans leve ou rígido, sarjas ou aspecto de moletom, veludo e acetinados, aposte nos tons de vermelho, pink, fúcsia e toda a gama de rosas, amarelos – do mostarda ao amarelo sol e neon, alaranjados, roxos e suas variações, verde limão e azuis iluminados e vivos.

 

Vamos aprofundar sobre a dopamina?

A dopamina é um neurotransmissor da família das catecolaminas. Também fazem parte desse grupo a noradrenalina e a adrenalina. Os neurotransmissores dessa família atuam no sistema nervoso central, modulando as funções de neurotransmissão relacionadas, por exemplo, às emoções.

Ok, mas o que um neurotransmissor tem a ver com moda? Em 2017, foi realizado um estudo publicado pelo European Journal of Social Psychology que buscava provar se as roupas poderiam ou não ter uma relação direta com nossa autoconfiança. Assim, pesquisadores dividiram 180 estudantes universitários em grupos que vestiam camisetas azuis e vermelhas, e esses deveriam se dar notas sobre o quão atraentes eles se sentiam. Os que usavam roupa vermelha tiveram pontuações mais altas.

Desse modo, a tendência foi ainda mais impulsionada depois da chegada do verão nos EUA, junto com a flexibilização das restrições da pandemia e a volta da possibilidade de fazer viagens. De acordo com a McKinsey, — gigante americana de assessoria e estratégia — globalmente, mais de 50% dos consumidores planejam “se mimar” em 2021.

Use a criatividade e seja feliz.

Foto: Valentino e Jacquemus