Precisa ser profissional da educação e “ter diploma em licenciatura ou de graduação em bacharelado para o pestrado profissional gratuito em Educação
Interessados em concorrer a uma vaga no mestrado profissional gratuito em Educação Inclusiva – PROFEI já podem se inscrever. Serão, em suma, 206 vagas de mestrado em Educação distribuídas entre as seguintes várias instituições de ensino
MEC abre, em síntese, milhares de vagas em cursos gratuitos a distância
- Universidade de Pernambuco – UPE.
- Universidade do Estado de Mato Grosso UNEMAT.
- Universidade do Estado de Santa Catarina UDESC.
- Universidade Estadual da Paraíba – UEPB.
- Universidade Estadual de Maringá UEM.
- Universidade Estadual de Ponta Grossa UEPG.
- Universidade Estadual do Maranhão UEMA.
- Universidade Estadual do Paraná UNESPAR.
- Universidade Estadual Paulista UNESP.
- Universidade Federal de Roraima – UFRR.
- Universidade Federal de São Paulo – UNIFESP.
- Universidade Federal do Amapá – UNIFAP.
- Universidade Federal do Mato Grosso – UFMT.
- Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará UNIFESSPA.
- Inscrições para mestrado profissional gratuito em Educação Inclusiva – PROFEI.
Requerimentos para o mestrado em Educação
Para poder se candidatar é, portanto, preciso ser profissional da educação e “ter diploma em licenciatura ou de graduação em bacharelado nas áreas que compõem o currículo da educação básica com complementação pedagógica nos termos da Lei, concursados como professores efetivos de educação básica em rede pública de ensino. E, ainda, que estejam, nesse sentido, em efetivo exercício em sala de aula comum. Ou no atendimento educacional especializado na modalidade de sala de recursos multifuncional. Ou ensino colaborativo, ou na itinerância”.
PROFEI
O PROFEI é, portanto, um curso semipresencial com oferta simultânea nacional, no âmbito do Sistema da Universidade Aberta do Brasil – UAB. Constitui-se, no entanto, por uma Rede Nacional de Instituições de Ensino Superior conduzindo ao título de Mestre em Educação Inclusiva.
O objetivo do programa é, portanto, desenvolver processo formativo profissional. Permite-se, no entanto, buscar meios para efetivar uma sociedade inclusiva, no sentido de que a escola realize metodologias inovadoras para que os estudantes do eixo da Educação Inclusiva:
- pessoas com deficiência.
- transtornos globais do desenvolvimento.
- altas habilidades/superdotação.
- população indígena.
- quilombola, do campo.
- diferentes gêneros e diversidade sexual, entre outros.