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O mercado brasileiro de franquias registrou alta de 13,5% em 2024, atingindo um faturamento de R$ 273,08 bilhões, segundo pesquisa de desempenho da Associação Brasileira de Franchising (ABF). - Foto: Ag. Brasil.

Mercado de franquias cresce 13,5% e fatura R$ 273 bilhões em 2024

O aumento no mercado de franquias em 2024 está associado à recuperação do consumo

O mercado brasileiro de franquias registrou alta de 13,5% em 2024, assim atingindo um faturamento de R$ 273,08 bilhões, segundo pesquisa de desempenho da Associação Brasileira de Franchising (ABF), divulgada esta semana.

De acordo com a entidade, o resultado está associado à recuperação do consumo, aquecido pelo baixo nível de desemprego, pelo aumento da massa salarial e pelo poder de compra das famílias.

“Um mercado de trabalho forte e mais dinheiro circulando na economia, mesmo com seus impactos inflacionários, impulsionaram o faturamento do franchising brasileiro que, assim como outros setores, superou as expectativas iniciais”, destacou o presidente da ABF, Tom Moreira Leite.

Os segmentos de franquias que mais cresceram em 2024 foram:

  • Entretenimento e Lazer, com alta de 16,6%;
  • Saúde, Beleza e Bem-Estar (elevação de 16,5%);
  • Alimentação – Food Service (16,1%),
  • Alimentação – Comércio e Distribuição (14,7%).

Principais franquias

Enfim, pelo terceiro ano consecutivo, a Cacau Show manteve a liderança de marca com mais operações (4.216) uma expansão de mais de 10% em 2024. Em seguida, vem O Boticário, com 3.746 operações, McDonald’s (2.704) e a rede Colchões Ortobom (2.387). Já a rede Lubrax+ subiu do sexto para o quinto lugar, com 1.685 operações.

Contratação segue como desafio

Atualmente, a dificuldade de abrir novas operações reflete um cenário econômico mais apertado. Com crédito caro e consumo instável, os franqueadores priorizaram a eficiência operacional em vez de uma expansão agressiva. Nesse sentido, algumas marcas optaram por fechar unidades menos rentáveis, enquanto outras adiaram planos de crescimento.

No mercado de trabalho, o avanço também foi modesto. Assim, o franchising emprega 1,7 milhão de pessoas, uma alta de 1%no ano. Mas a ABF aponta que a dificuldade de encontrar e reter mão de obra qualificada continua sendo um problema. Com o mercado de trabalho aquecido, franqueados enfrentam mais desafios para preencher vagas e manter funcionários.

Fonte: Ag. Brasil