Empresa sem fins lucrativos de Soros e Gates fabricará testes contra a Covid-19 e outras doenças tropicais. a preços baixos. O alvo é produzir testes e vacinas com preços baixos para população de países pobres.
Os bilionários George Soros e Bill Gates criaram um consórcio para comprar a Mologic, fabricante britânica de testes Covid. Trata-se de um esforço para aumentar o acesso a tecnologia médica de última geração a preços acessíveis em todo o mundo.
A empresa social vai oferecer testes contra a Covid-19 e outras doenças tropicais por US$ 1 (R$ 5,21) para países do Hemisfério Sul. O grupo financiou a aquisição da Mologic Ltd, uma das empresas mundiais que lideram em inovação no desenvolvimento de testes acessíveis de diagnóstico rápido. Isso, pode ajudar a combater doenças tropicais como dengue, esquistossomose e oncocercose, bem como Covid-19.
Um empreendimento social reinveste inteiramente todos os lucros no desenvolvimento de seus negócios. Essa transformação permitirá que CAH preencha lacunas no fornecimento de diagnósticos globais. Assim, as comunidades e regiões de baixa renda do mundo poderão receber vacinas para diversos tipos de doenças.
Saúde pública global
Sean Hinton, CEO do Open Society’s Soros Economic Development Fund, explica: “A pandemia de Covid-19 demonstrou de forma dolorosa as desigualdades fundamentais na saúde pública global. Dessa forma, acesso a ferramentas de diagnóstico de alta qualidade e baixo preço é de importância crucial pois trata-se de salvar vidas, principalmente em países de baixa e média renda”.
Ele adiciona: “Fundos filantrópicos e investidores estão trabalhando juntos nesta transação única, com uma equipe de gestão habilidosa e visionária que usa uma forma verdadeiramente inovadora. Isso, para resolver pelo menos uma parte dessa falha, ao permitir que um negócio comercial de ponta concentre todos os seus recursos na solução de um dos problemas de saúde pública mais urgentes do mundo”.
A Mologic foi fundada em 2003 por Mark Davis e seu pai, Paul Davis, um dos criadores originais do ClearBlue, o primeiro teste caseiro de gravidez do mundo. Seu extenso trabalho no desenvolvimento de testes para doenças tropicais negligenciadas tem recebido o apoio de vários doadores e, mais significativamente, da Fundação Bill & Melinda Gates.
Mark Davis, CEO da Mologic, aplaudiu a conclusão do acordo:
“A transição da Mologic para um empreendimento social é um passo deliberado, lógico e natural para uma empresa focada em fornecer diagnósticos e biotecnologia acessíveis para lugares que ficaram mal servidos devido à busca incessante de lucro.”
Integrar a Mologic
A GAH irá integrar a Mologic e uma entidade irmã sem fins lucrativos, a Global Access Diagnostics (GAD), estabelecida pelos fundadores da Mologic com o apoio do SEDF, do DFID do Reino Unido e outros, em abril de 2020. A GAD está focada na fabricação de testes de diagnóstico de baixo custo e licencia a tecnologia da Mologic na África e no Sul da Ásia.
Mark Davis continuará atuando como CEO da Mologic, com Paul Davis como Diretor Científico. A GAD continuará sendo uma entidade independente sem fins lucrativos, sob o comando do CEO Mark Radford. Ambas serão de propriedade integral e administradas pela GAH.
Vários outros fundos filantrópicos e investidores estão atualmente empenhados em finalizar sua participação na GAH para promover o escopo e a ambição da organização.
A transação envolve a aquisição, pelo consórcio de investimentos, de todas as ações existentes da Mologic. Isso, inclui aquelas detidas por dois gestores de investimentos privados, Foresight Group LLP e Calculus Capital.
Os investimentos da SEDF na GAH e na GAD são parte de um portfólio de investimentos recentes feitos a serviço do compromisso da Open Society Foundations. Tem o objetivo de expandir o acesso global a produtos e tecnologias de saúde pública de qualidade e acessíveis. Esses investimentos se baseiam em duas décadas de financiamento e defesa do acesso a cuidados de saúde de qualidade pela fundação.
A Open Society Foundations, fundada por George Soros, é a maior financiadora privada de grupos de defesa dos direitos humanos e da justiça social em todo o mundo. O Fundo de Desenvolvimento Econômico de Soros, estabelecido em 1997, busca investimentos de impacto alinhados com a missão mais ampla da Open Society e atualmente possui 35 investimentos totalizando cerca de $ 300 milhões.
Ft: d24am