Mais Saúde com Agente forma segunda turma em Dourados
A Câmara Municipal de Dourados foi palco (28), da cerimônia de formatura da segunda turma de Técnicos em Agente Comunitário de Saúde (ACS) e Técnicos em Vigilância em Saúde com Ênfase no Combate às Endemias. Os formandos são participantes do Programa Mais Saúde com Agente, iniciativa do governo federal para reforçar o setor nos estados e municípios.
A celebração marcou mais um importante avanço para a Saúde em Dourados, que amplia seu quadro de profissionais capacitados para atuar diretamente nos territórios, fortalecendo as ações de promoção da saúde, prevenção de doenças e vigilância em saúde. A chegada da segunda turma formada representa continuidade e consolidação do investimento em qualificação profissional dentro da Atenção Primária.
Os preceptores Cláudia Janayna Carollo e Elaine Magalhães compõem a Comissão Organizadora. Além disso, inclui Humberto Luís Candêo Fontanini, Jackeline do Amaral Heltzel e Baltazar Alves da Silva Júnior. Dessa forma, a comissão ressalta a consolidação de um ciclo contínuo de qualificação em Dourados. Segundo o grupo, o programa eleva a qualidade das práticas profissionais. Bem como, fortalece a atuação das equipes de saúde. Como resultado, há reflexos diretos no cuidado prestado à população.
Mais saúde com agente
O Programa Mais Saúde com Agente é uma iniciativa do Ministério da Saúde. Juntamente com isso, a parceria envolve a UFRGS. Além disso, inclui o Conasems e as Escolas de Saúde do SUS. Assim, o programa foi criado para oferecer cursos técnicos.
Primordialmente, é oferecido o Curso Técnico em Agente Comunitário de Saúde (ACS). Bem como, há o Curso Técnico em Vigilância em Saúde. Este curso possui ênfase no Combate às Endemias. Portanto, esta segunda opção tem destino aos Agentes de Combate às Endemias (ACE).
Em Dourados, o Programa contou novamente com apoio da Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde. A formação proporcionou aos agentes conhecimentos aprofundados e práticas essenciais para o cotidiano do trabalho em saúde, contribuindo para o enfrentamento de endemias, a vigilância de agravos e o fortalecimento do cuidado integral às famílias.
Fonte: PM Dourados





