Você está visualizando atualmente Mais de 85% dos produtos na Ceasa/MS são importados
Na Ceasa/MS as maiores comercializações em volume são de banana, tomate, batata, laranja, melancia e cebola

Mais de 85% dos produtos na Ceasa/MS são importados

Mato Grosso do Sul teve aproximadamente 44 mil hectares de área colhida em hortifrúti no ano de 2020

Um estudo técnico realizado pela Famasul apontou que mais de 85% dos produtos comercializados pela Ceasa/MS (Central de Abastecimento de Mato Grosso do Sul) são importados de estados vizinhos. Aliás, o levantamento também utiliza dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), entre 2020 e 2022, destacando os itens mais produzidos no estado. Este foi o assunto do #MercadoAgropecuário na segunda-feira (1/8).

De acordo com a analista técnica do Sistema Famasul, Laura Cortez, existe espaço para o aumento da horticultura em Mato Grosso do Sul. “Somos destaque na produção de carnes, grãos, cana-de-açúcar e produtos florestais, mas a produção de hortifrútis no estado é ainda pequena. Porém, há um potencial para expansão da fruticultura e olericultura, visto que existe demanda e boa rentabilidade da atividade, mesmo em pequenas áreas”, explica.

Além disso, segundo as informações da Pesquisa de Orçamentos Familiares do IBGE, o sul-mato-grossense consumiu 28,7 e 26,4 quilos de hortaliças e frutas respectivamente em um ano, entre o período de 2017 a 2018, sendo o 4º maior estado consumidor de hortaliças e 12º em frutas.

Produtos comercializados no Ceasa/MS

Mato Grosso do Sul teve aproximadamente 44 mil hectares de área colhida em hortifrúti no ano de 2020. A mandioca aparece como a maior cultura produzida, com mais de 39,9 mil hectares, seguida pela melancia, com 1,2 mil ha; a banana ocupa cerca de 1,2 mil ha; e a laranja com mais de mil hectares. Na Ceasa/MS as maiores comercializações em volume são de banana, tomate, batata, laranja, melancia e cebola. Sendo assim, entre os estados que mais fornecem estão: São Paulo, Paraná e Minas Gerais.

“O produtor rural ainda conta com o auxílio da Assistência Técnica e Gerencial do Senar/MS gratuita, além de diversos cursos nesta área para se capacitar e poder ingressar na atividade”, finaliza, Laura.

Quer saber mais sobre a produção de frutas e olerícolas de Mato Grosso do Sul? Acesse o Estudo Técnico realizado pela Famasul.

Mercado Agropecuário – O Sistema Famasul divulga todas as semanas uma matéria sobre o andamento das principais cadeias produtivas de Mato Grosso do Sul. Acompanhe! Conheça também: Educação no Campo e Transformando Vidas.

Fonte: senarms