Você está visualizando atualmente Mais de 5 mil pessoas irão desfilar no 125 anos Campo Grande
A Prefeitura Municipal de Campo Grande divulgou a lista de entidades e instituições que irão participar do tradicional desfile dos 125 anos. Foto: Divulgação/PMCG

Mais de 5 mil pessoas irão desfilar no 125 anos Campo Grande

Mais de 50 instituições e 5 mil pessoas irão desfilar no aniversário de 125 anos de Campo Grande

A Prefeitura Municipal de Campo Grande divulgou a lista de entidades e instituições que irão participar do tradicional desfile cívico-militar em alusão ao aniversário de 125 anos da cidade, que acontece na próxima segunda-feira (26).

A Cidade Morena celebra 125 anos de emancipação política-administrativa, ou seja, quando deixou um distrito e foi reconhecida como município.

Ao todo, serão cerca de cinco mil pessoas percorrendo a Rua 13 de maio, no trecho entre a Rua Barão do Rio Branco até a Rua Sete de Setembro, no centro. Desse modo, o desfile terá a participação de 53 entidades, entre civis e militares.

O público esperado está entre 20 mil pessoas, repetindo a média do ano passado.

125 anos Campo Grande

Entre as novidades na atração estão grupos que irão representar os ciclistas, povo cigano e até mesmo os fãs do ritmo flashback. “Algumas entidades estarão pela primeira vez participando. Dessa forma, haverá participação efetiva de todas as entidades militares, que estarão se organizando entre desfile e policiamento”, cita a Secretaria Municipal de Cultura.

Ainda conforme a organização, a programação prevê a montagem da estrutura ainda na manhã de domingo (25), por conta disso, o trânsito interditado no centro. Assim, os palanques serão montados no cruzamento da 13 de Maio e a Avenida Afonso Pena. Portanto, o desfile tem início às 8h e previsão de término às 11h30.

Um desfile militar ou parada militar é um ato ou evento em que os soldados de uma ou mais unidades do exército de uma nação ou organização militar marcham ordenadamente em formações através das ruas de uma cidade uma autoridade e o público assistente; seja com propósito cerimonial, de render honras, comemorativo ou de propaganda (mostrar a capacidade armamentística e de forças da nação que o realiza).

Durante o mesmo levam seus uniformes, distintivos, bandeiras e parte de suas armas e veículos. Costumam estar acompanhados de música ou marchas militares.

Os desfiles costumam ensinar a capacidade dos diferentes exércitos de que se compõe a milícia: marinha, força aérea e exército, e em alguns casos, também das forças policiais. Geralmente presididos, nos atos nacionais, pelo chefe de Estado.

Fonte: gov.ms