Você está visualizando atualmente Lei estabelece Dia Estadual do Cinema e do Audiovisual Sul-Mato-Grossense
Foi sancionada a lei do o Dia Estadual do Cinema e do Audiovisual Sul-Mato-Grossense.

Lei estabelece Dia Estadual do Cinema e do Audiovisual Sul-Mato-Grossense

A data faz referência à primeira exibição de cinema no Estado, ocorrida em 1903, no município de Corumbá.

Foi sancionada a Lei 5.982, de autoria da deputada Mara Caseiro (PSDB), que institui o Dia Estadual do Cinema e do Audiovisual Sul-Mato-Grossense, a ser comemorado, anualmente, em 19 de novembro. Então, a nova norma publicada no Diário Oficial desta terça-feira (29).

Por isso, a data faz referência à primeira exibição de cinema no Estado, ocorrida em 1903, no município de Corumbá. Conforme a deputada Mara, todas as cidades criadas antes dos anos de 1980, tiveram uma sala de cinema.

O Dia Estadual do Cinema Audiovisual Sul-Mato-Grossense também passa a entrar no Calendário Oficial de Eventos no Estado, instituído pela Lei 3.945/2010.

“É uma forma de rememorar a atividade artística, criativa e também econômica. Mas, segundo dados da Ancine de 2019, o audiovisual no Brasil tornou-se o setor mais estruturado da economia criativa, forte gerador de emprego e renda”, disse a parlamentar.

Quem é a Deputada Mara

Mara Caseiro é formada em Odontologia pela Unoeste (Universidade do Oeste Paulista de Presidente Prudente) desde 1986. Atuou como cirurgiã dentista em Itaquiraí e Eldorado, onde foi chefe da equipe do Centro de Saúde. Neste cargo, implementou campanhas importantes como a busca pelo tratamento da Tuberculose e da Hanseníase e a vacinação em locais de difícil acesso.

Contudo, participou ativamente dos conselhos municipais de saúde, importante instrumento da participação popular na gestão pública.

Na mesma época, contribuiu para a conscientização do relevante trabalho do cirurgião-dentista e da importância da dentição como um órgão funcional e esteticamente fundamental para promover a autoestima e o equilíbrio fisiológico do corpo humano.

Ingressou na política em 1992 como candidata a vice-prefeita e eleita em 1996 a vereadora mais votada na história de Eldorado.

Em seguida, assumiu a presidência da Câmara Municipal. Em 2000, Mara Caseiro foi eleita prefeita, assumindo o comando do município em um momento de caos, onde a população encontrava-se desesperançada após consecutivas administrações desastrosas.

No dia 18 de novembro de 2020, Mara Caseiro voltou à Assembleia Legislativa, após exercer os cargos de secretária especial de Governo e diretora-presidente da Fundação Estadual de Cultura.

Sendo assim, ela assumiu a cadeira de deputada estadual no lugar do deputado Onevan de Matos, falecido. A deputada Mara exerce o terceiro mandato na Casa de Leis.

 

Fonte: al.ms.gov