Kris Wu é estrela do K-pop e um ex-membro do grupo sino-sul-coreano EXO, sucesso avassalador entre as adolescentes do mundo
Quando Kris Wu foi preso sob suspeita de estupro no mês passado, alguns de seus fãs imediatamente se uniram na internet para bolar planos de tirar cantor sino-canadense e estrela do K-pop da prisão.
“Meninas, os números têm força, vamos voar para Pequim e resgatá-lo”, postou uma fã na plataforma de microblog Weibo. Outros disseram que estavam preparados com pás para cavar túneis e alicates para cortar cercas de arame da prisão.
Mas não demorou muito para que essas discussões – bem como as contas que as compartilhavam – fossem excluídas.
Como os fãs de celebridades na China, cada vez mais apaixonados por seus ídolos pop, continuam a figurar em reportagens por motivos negativos, as autoridades do país deixaram claro que tal comportamento não será mais tolerado.
Incidente de Kris Wu
“O caos em fãs-clubes de celebridades, exposto pelo ‘incidente de Kris Wu’, mostra que a má cultura de fãs atingiu um momento crítico que deve ser corrigido”, disse o principal órgão disciplinar do país em um publicação na internet, acrescentando que milhares de “comentários tóxicos” e grupos de fãs já foram excluídos da rede.
Duas semanas atrás, o órgão fiscalizador da internet da China publicou um plano de 10 pontos que impediria a disseminação de informações “prejudiciais” em grupos de fãs de celebridades, incluindo fofoca e abuso verbal.
Remover rapidamente esse tipo de conteúdo
Qualquer plataforma que não agir para remover rapidamente esse tipo de conteúdo também pode ser penalizada pelo governo. “É preciso haver uma limitação para a perseguição irracional de estrelas pop”, disse o documento.
Durante meses, Pequim intensificou os esforços para controlar o que chama de “cultura caótica dos fãs”, um movimento considerado “bem-vindo” até mesmo entre alguns fãs de celebridades.
Um usuário do Weibo que regularmente posta atualizações sobre notícias de entretenimento, afirmou o seguinte: “Fãs malucos realmente nos deram má fama. Até eu fico irritado quando vejo aqueles grandes grupos de fãs lotando o aeroporto para ver seus ídolos.”
“Amor” ao extremo e Kris Wu
Muitos membros desses grupos não são apenas pessoas torcendo inofensivamente por suas estrelas favoritas. Em muitos casos o comportamento deles se tornou tóxico.
Grupos de fãs organizados têm cada vez mais levado seu “amor” ao extremo: de perseguição a cyberbullying, além da publicação desenfreada de boatos, são comuns nas redes sociais chinesas.
Fã-clube
No ano passado, um fã-clube do popular ator e cantor Xiao Zhan conseguiu fechar um site de fanfiction por causa de uma peça que retratava o artista como uma adolescente travesti apaixonada por outro ídolo masculino.
Temendo que a história “manchasse” a imagem de Zhan, o grupo denunciou o site às autoridades como “pornografia infantil”- o que rapidamente fez com que o site fosse retirado do ar.