You are currently viewing Jogos Escolares Brasileiros traz varias medalhas para MS
Os atletas sul-mato-grossenses foram cinco vezes ao pódio, no atletismo, taekwondo, tênis de mesa e wrestling nos Jogos Escolares Brasileiros

Jogos Escolares Brasileiros traz varias medalhas para MS

Atletas sul-mato-grossenses foram cinco vezes ao pódio, no atletismo, taekwondo, tênis de mesa e wrestling

Saíram as primeiras medalhas de Mato Grosso do Sul nos Jogos Escolares Brasileiros (JEB’s) 2021, no Parque Olímpico do Rio de Janeiro (RJ). Os atletas sul-mato-grossenses foram cinco vezes ao pódio, no atletismo, taekwondo, tênis de mesa e wrestling (luta olímpica).

A delegação estadual é, portanto, coordenada e apoiada pelo Governo do Estado. Isso por meio da Fundação de Desporto e Lazer de Mato Grosso do Sul, Fundesporte), na competição escolar para desportistas na faixa etária de 12 a 14 anos. O evento teve, no entato, início no dia 29 de outubro e segue até 5 de novembro.

Primeira

A primeira medalha do Estado nos Jogos foi de ouro, para Gabriel Antonio Claudino. O ponta-poranense de 14 anos, da Escola Magsul, dominou os 80 metros rasos do atletismo. Chegando, dessa maneira, à marca de 9s33. O outro sul-mato-grossense na prova, Afonso Lima, também destacour-se. O atleta de Campo Grande largou forte. Terminou na quinta colocação, com 9s88.

Jogos Escolares Brasileiros
Atleta Gabriel Claudino ao lado do técnico Domingos Carvalho

 

“A emoção é imensa, estou feliz demais por representar o nosso Estado e a minha cidade de Ponta Porã. Tinha certeza, portanto, que pelo menos na final eu chegaria e agora consegui o ouro. É uma sensação única”, disse o velocista de Ponta Porã, que fez sua melhor marca pessoal nos 80 metros.

Ele é um dos contemplados pelo Bolsa Atleta, programa de incentivo do Governo do Estado, coordenado pela Fundesporte. “A Bolsa ajuda demais. Hoje, pude participar dos JEB’s por causa desse auxílio e dá um ânimo a nós atletas, para nos empenhar mais ainda”.

Promissora carreira

Esse é o melhor momento, no entanto, da promissora carreira de Gabriel Claudino. Há menos de um mês, o atleta voltou do Campeonato Brasileiro Sub-16 de Atletismo com duas douradinhas. Uma nos 75 metros e outra nos 250 metros. O jovem tem como técnico Domingos Carvalho, também bolsista do Governo do Estado.

“O treinamento do Gabriel focado nos JEB’s se sobressaiu aos demais, o nível foi muito forte. É um trabalho bem feito, que vem gerando resultados. O atletismo de Ponta Porã e de Mato Grosso do Sul está de parabéns, crescendo cada dia mais”, destacou o treinador.

Ainda no atletismo, Alexssander Ribeiro encerrou a disputa no salto em distância em quinto lugar (5,77m), entre 44 competidores. No lançamento do disco, o atleta indígena Iarlei Domingues, de Amambai, foi sétimo (37,84m). No karatê, Maria Luiza Santos Lopes deu orgulho e alcançou o quarto lugar no estilo kata.

Jogos Escolares Brasileiros
Gabriel Claudino e Afonso Lima, representantes do atletismo de MS no JEBs

 

Demais medalhas faturadas por Mato Grosso do Sul nos Jogos Escolares Brasileiros

As demais medalhas faturadas por Mato Grosso do Sul neste domingo (31) foram de bronze. No wrestling, Luan Alves Cabral foi o terceiro melhor na categoria até 57 quilogramas (kg), no estilo greco-romano. A modalidade, também conhecida como luta olímpica, já fechou as disputas. O estado ainda foi representado por José Luiz Prado e Aryadina Wizenfad.

No tênis de mesa, a condecoração bronzeada veio na disputa feminina por equipe. Daniela Chaim e Maria Eduarda da Silva, orientadas pelo técnico Ricardo Luis Chaim, colocaram Mato Grosso do Sul no pódio, ficando atrás apenas de duplas de Santa Catarina e Paraná. Já o taekwondo foi responsável pelos outros dois bronzes. Colocaram medalha no peito Beatriz Nunes (até 51 kg) e Nicolly Sena (até 59 kg), sob comendo técnico de Roberto Elias da Silva e Sonia Carvalho.

Mais destaques jogos escolares brasileiros

Com apenas 12 anos de idade, Isaac Luvizetto carregou o nome do Estado em grande estilo na ginástica artística. Ele foi o único representante na modalidade, que teve apresentações nos dois primeiros dias do evento. O campo-grandense chegou à final no aparelho mesa de salto, terminando na sexta posição.

“O Isaac completou 12 anos recentemente e está vindo de séries com nível de dificuldade menor em comparação aos meninos mais velhos, porém cumpriu com o esperado. Todas as séries que treinamos, ele executou muito bem, mantendo a calma, a concentração, sabendo como esse evento é grande, principalmente em relação ao nível técnico.”, enfatizou o técnico de Isaac, João Gabriel França.

Sofia Ribeiro Bacciotti deu tudo de si nos JEB’s, sua primeira competição a nível nacional na ginástica artística. A atleta de 12 anos foi uma das três integrantes da modalidade na equipe sul-mato-grossense e confessou se senti honrada com a oportunidade de estar na capital fluminense.

Confederação Brasileira de Desporto Escolar

“É a primeira vez que viajo sozinha para competir sem meus pais”, explicou a estudante do Colégio Salesiano Dom Bosco, de Campo Grande. “Esse é apenas meu segundo campeonato. Essa foi a primeira vez que viajei com minhas amigas e que pude conviver mais com elas”, completou.

Os JEB’s são organizados pela Confederação Brasileira de Desporto Escolar (CBDE). A delegação de Mato Grosso do Sul é, portanto, coordenada pelo Governo do Estado, por intermédio da Fundesporte, e conta com apoio do Centro de Referência Esportiva de Três Lagoas (CRE-TL).