Segundo Fábio Faria, o dono da Amazon quer expandir conectividade no país por meio do projeto Kuiper
O ministro das Comunicações, Fábio Faria, disse nesta terça-feira (14) que o empresário Jeff Bezos, dono da Amazon, tem interesse em investir no Brasil usando satélites para fornecer conexão de alta velocidade e baixa latência. Sendo assim, o projeto de Bezos, intitulado Kuiper, deve ser lançado oficialmente no segundo semestre deste ano.
“Tive reunião agora com o projeto do Bezos, o Kuiper, que também estará lançando satélites, em outubro. Ele já nos procurou, e vai dar entrada para que também possa operar no Brasil”, afirmou Faria, durante audiência na Câmara dos Deputados.
Aliás, Faria foi convidado por deputados para prestar esclarecimentos sobre um projeto que o também empresário Elon Musk, dono da Tesla e da SpaceX, pretende lançar no Brasil para conectar 19 mil escolas em áreas rurais e promover um monitoramento ambiental na Amazônia.
Em maio, Musk veio ao Brasil e conversou com Faria e o com presidente Jair Bolsonaro (PL) sobre a intenção de usar a sua rede de satélites, a Starlink, para oferecer internet à região amazônica.
No depoimento à Câmara nesta terça, Faria defendeu a participação dos bilionários no país e disse que isso pode melhorar o nível da conectividade no Brasil. “Pensando no Brasil e nos brasileiros, quanto mais empresas do exterior possam vir para o Brasil, a gente vai buscar. Certamente, vamos conversar com todas. Com investidores, com bancos, com quem quer que seja. De fato, essa é a nossa missão hoje”, garantiu.
“Qualquer um que queira fazer esse movimento, em conectar escolas, em querer conversar com o governo para fazer algum investimento para o Brasil, a gente vai receber. Se for do meu ministério, vamos conversar”, acrescentou.
Jeff Bezos, Elon Musk e a soberania do Brasil
O ministro rebateu os argumentos de deputados que disseram que a atuação dos satélites de Musk na Amazônia poderiam comprometer a soberania nacional. De acordo com Faria, os equipamentos do empresário têm capacidade até para detectar o barulho de serras elétricas, o que pode contribuir para enfrentar o desmatamento na Amazônia.
De acordo com o ministro, Musk já está providenciando as antenas que receberão o sinal dos satélites. A tendência é que a conexão fornecida pelos aparelhos passe a funcionar em agosto próximo. “Assim que os satélites possam operar, em agosto, ele deve doar a escolas do Brasil. No dia que inaugurar a porta de entrada, ele vai conectar um monte de escolas e vai doar ao governo brasileiro”, afirmou.
Além disso, Faria queixou-se de que há muita politização em torno do interesse de Musk no Brasil. “Só porque ele quer comprar o Twitter e dizem que é a favor da liberdade de expressão? Vamos parar de política. Ele é o maior empresário da área de telecomunicações. Ele veio [ao Brasil] sem nenhum constrangimento. É pragmático e não viria ao Brasil, com o pedido de agenda que tem no mundo inteiro, se não fosse para entregar algo.”
Fonte: simnoticias