Iran Coelho das Neves é eleito vice-presidente do TCE-MS
O Tribunal de Contas de Mato Grosso do Sul (TCE-MS) realizou (3), uma Sessão Especial e definiu que Iran Coelho das Neves será o vice-presidente até o fim do biênio 2025/2026. O eleito passa a substituir Jerson Domingos, aposentado recentemente.
A escolha ocorreu por meio de plenário virtual, em votação conduzida conforme as orientações do edital divulgado no Diário Oficial Eletrônico. O documento fixou o prazo para inscrição de candidatos até as 8h30 do dia da eleição, em atendimento às regras da Lei Complementar Estadual nº 160/2012 e ao Regimento Interno do Tribunal.
Após a confirmação do resultado, a posse de Iran Coelho das Neves foi imediata, garantindo continuidade aos trabalhos da Mesa Diretora.
Atividades no TCE-MS
Iran Coelho das Neves integrou, a princípio, a equipe de implantação das atividades Técnicas e Fiscalizadora no TCE de Mato Grosso do Sul. Além disso, atuou na elaboração de Manuais de Normas Técnicas. Igualmente, preparou cursos de treinamento para os primeiros técnicos do Tribunal.
Posteriormente, foi nomeado, por concurso público de provas e títulos, Auditor do Corpo Especial. Nesse sentido, exerceu atividades constitucionais na elaboração de estudos e pareceres. Todavia, nos impedimentos, férias e licenças, atuou como Conselheiro Substituto. Dessa forma, apreciou e julgou responsáveis pela gestão pública.
Ademais, houve sua nomeação como Técnico de Inspeção e Controle, permanecendo na chefia da Assessoria Técnica. Ainda mais, ocupou cargo de Perito de Auditoria e Controle, mantendo a chefia.
Ao mesmo tempo, designado Auditor Coordenador, administrou atividades dos Auditores. Finalmente, nomeado Conselheiro em julho de 2009. Diretor Geral da Escoex em 2010/2012. Vice-Presidente no biênio 2011/2012. Corregedor-Geral nos biênios 2015/2016 e 2017/2018. Presidente nos biênios 2019/2020 e 2021/2022.
Mandatos eletivos e cargos
Iran Coelho das Neves também ocupou a Chefia geral do setor financeiro na Secretaria de Segurança Pública de Mato Grosso do Sul. Além disso, participou da implantação das atividades orçamentária, financeira, contábil e patrimonial. Nesse sentido, atuou no Comando Geral da Polícia Militar e no Detran.
Ademais, integrou a Comissão de Divisão do Estado como Membro patrimonial. Igualmente, encarregou-se do levantamento patrimonial da Grande Dourados. Por fim, promoveu treinamento e seleção de pessoal.
Ainda mais, na Secretaria de Comunicação Social, implantou e criou a estrutura. Todavia, como Inspetor Geral de Finanças, dirigiu a Administração. Dessa forma, chefiou o Gabinete do Secretário, coordenando despesas por delegação.
Posteriormente, foi nomeado Assessor Chefe da Assessoria Técnica do TCE. Nesse ínterim, desenvolveu e coordenou cursos, seminários e treinamentos. Ou seja, capacitou funcionários do TCE e órgãos jurisdicionados.
Finalmente, dirigiu o DAFO, Departamento de Auditoria Financeira e Orçamentária. Portanto, coordenou fiscalização orçamentária, financeira e patrimonial. Assim, elaborou normas, treinamentos e seminários, atualizando as legislações pertinentes.
Fonte: Ascom TCE-MS



