Um dos requisitos para utilizar o serviço é, primordialmente, ser cliente da operadora. O chip da Claro custa entre R$ 10 e R$ 15 nas lojas da empresa. Quem acabou de comprar o chip precisa aguardar 24 horas para ter acesso ao aplicativo.
Após o prazo, o app Prezão Free pode ser baixado na Google Play Store. Feito o download, basta entrar com o mesmo login e senha do acesso à plataforma Minha Claro ou realizar cadastramento.
Dessa forma, o aplicativo traz uma série de desafios que envolvem desde assistir a vídeos até convidar amigos para participar do programa. Cada vídeo tem duração média entre 5 a 30 segundos e só assistidos uma única vez.
Então, a maioria das mensagens publicitárias que, consumidas pelo usuário, dão, em troca, moedas que podem ser trocadas por pacotes.
As moedas conquistadas no Claro Prezão Free podem ser trocadas por pacotes de internet, SMS ilimitado para qualquer operadora e ligações para clientes que tenham também o número na Claro.
Também existem outras possibilidades de ganhar moedas, como, por exemplo, instalando os aplicativos sugeridos pelo Prezão Free pela primeira vez no celular.
Recém-chegada ao Brasil, a Veek também oferece um sistema parecido com o das operadoras concorrentes ao ofertar vídeos de anúncios em troca de conexão de internet.
Para usar o serviço, disponível para clientes pré-pago, o consumidor deve instalar o aplicativo da operadora em seu smartphone e fazer o que a empresa chama de “check-in”. Assim será exibido um anúncio publicitário em vídeo, que pode durar de seis a 30 segundos.
O acesso à internet é liberado pela Veek por um determinado período, informado diretamente no aplicativo. A ferramenta é compatível com celulares Android e iPhone (iOS). Para usar o serviço, o cliente precisa comprar o chip de telefonia da Veek, que sai por R$ 15 (mais R$ 15 de frete).
Vale ressaltar que a quantidade de dados grátis por dia não é ilimitada. A Veek oferece no plano Pré 2.0 até 2 GB de internet por mês, 10 SMS por dia, mas não inclui, por exemplo, minutos para ligar para outros clientes.
Dessa forma, após o término do pacote, os consumidores que precisarem de mais internet grátis no celular podem adquirir novos dados à parte, caso tenham interesse.
Lançado no mercado em maio de 2016, o Vivo Ads é, segundo a própria Vivo, uma solução de marketing. Quando os dados móveis de clientes pré, pós e controle se esgotam, eles recebem uma propaganda em vídeo, de aproximadamente 30 segundos e, ao assisti-la até o final, são contemplados com internet extra para navegar no celular.
Não adianta olhar para o lado: quando a publicidade acaba, os consumidores ainda convidados a responder uma questão sobre o vídeo que assistiram. Se acertarem, a recompensa é a liberação do novo pacote de dados.
Outro ponto importante que as propagandas veiculadas pelo Vivo Ads precisa acessar de um navegador do celular por uma rede 3G ou 4G, uma vez que o anúncio não aparece se o usuário estiver conectado a uma rede Wi-Fi.
Vale ressaltar que a quantidade de participações consecutivas para uma mesma campanha definida pelo anunciante. Após o recebimento do pacote, os dados “novos” consumidos como prioridade, ou seja, antes do pacote tradicional contratado pelo cliente. Mas, ao adquirir o chip da Vivo a partir de R$ 13 no site da operadora, nas lojas físicas e em outros postos de vendas.
4. TIM Fun com internet grátis no celular
Assim como a Claro, a TIM estabeleceu seu serviço de troca de propagandas por internet gratuita em um aplicativo. O Tim Fun está disponível para clientes pré-pago e TIM Beta, que usam celulares Android.
Para conseguir os pacotes gratuitos, o consumidor precisa coletar pontos jogando jogos, assistindo vídeos, e completando ofertas e pesquisas. Ao atingir a pontuação suficiente, o usuário troca por pacotes TIM. O app gratuito e baixado apenas por maiores de 18 anos. Só pelo download a operadora dá 1 GB de bônus.
A TIM informa que, clientes de outras operadoras acessar o serviço e ver como funciona, mas só conseguirão resgatar os pontos conquistados se virarem clientes. Segundo a operadora, após 90 dias de inatividade, os pontos expiram e não podem ser reintegrados.
Contudo, para manter o saldo de pontos, o usuário precisa abrir o TIM Fun pelo menos uma vez a cada 90 dias e obter novos pontos, fazendo qualquer um das atividades sugeridas.
De acordo com a operadora, os pontos obtidos no aplicativo não seguem um padrão e dependem da atividade realizada. O serviço está disponível para os clientes TIM Pré TOP e TIM Beta, funcionando a partir do Android 5 e versões posteriores.
Para usar o app preciso estar conectado à internet, pois a aplicação usa dados móveis. Os chips da TIM variam entre R$ 10 e R$ 15 nas redes credenciadas pela operadora.
Fonte-foto: techtudo