Você está visualizando atualmente Inscrições para empreendedores culturais estão abertas
O Ministério da Cultura (MinC) lançou edital para selecionar 90 empreendedores culturais e criativos de nove setores

Inscrições para empreendedores culturais estão abertas

No ato da inscrição, os empreendedores culturais deverão escolher o perfil de participação, como vendedor ou comprador

Estão abertas, até as 18h do dia 31 de março, as inscrições para seleção de empreendedores culturais que representarão o Brasil na 7ª edição do Mercado de Indústrias Culturais Argentinas (MICA). O evento ocorre entre os dias 1º e 4 de junho, no Centro Cultural Kirchner, em Buenos Aires. E pela primeira vez, o governo brasileiro levará realizadores do hip hop para rodadas de negócios e atividades formativas fora do país.Hip Hop fará parte de rodadas de negócios culturais fora do BrasilHip Hop fará parte de rodadas de negócios culturais fora do Brasil

Assim, no início deste mês, o Ministério da Cultura (MinC) lançou edital para selecionar 90 empreendedores culturais e criativos de nove setores. Audiovisual, circo, dança, teatro, design (incluindo moda), editorial, hip hop, música e jogos eletrônicos. Aliás, o edital destinará R$ 793 mil para viabilizar a ida e permanência dos selecionados na capital argentina. Bem como o seu retorno ao Brasil.

Sendo assim, os interessados em participar da seleção devem se inscrever na plataforma Mapa da Cultura. Até a última sexta-feira (17), foram recebidas mais de 300 inscrições.

“Com o evento, os ministérios da Cultura do Brasil e da Argentina esperam impulsionar encontros entre os desenvolvedores, programadores, editores, diretores, produtores, técnicos e demais gestores culturais de todos os setores. A proposta de trabalho conjunto quer levar adiante uma valiosa agenda bilateral que vincule os setores das indústrias culturais. Que dinamize os intercâmbios comerciais, artísticos e intelectuais entre os dois países, e que promova a associação. E complementação das cadeias de valor da economia da cultura”. Informou o MinC, na ocasião da abertura do edital.

Empreendedores Culturais

No ato da inscrição, os empreendedores culturais deverão escolher o perfil de participação, como vendedor ou comprador. Entre os critérios de avaliação estão a diversidade, a representatividade, a inclusão e a criatividade das propostas. Aliás, o edital obedecerá, ainda, ao critério de distribuição regional, de forma a contemplar, pelo menos, um vendedor por região brasileira, em cada setor.

Além disso, o MinC também estabeleceu critérios regionais para liberação dos recursos, ou seja, cada pessoa selecionada receberá o valor de apoio correspondente à região em que mora. Devendo apresentar comprovante de residência para verificação da informação. Assim, os valores variam de R$ 7.740 para Região Sul a R$ 9.639 para selecionados da Região Norte.

Novidades

O edital está disponível na plataforma Mapa da Cultura. Na área do hip hop, por exemplo, podem concorrer produtores, grupos, companhias, coletivos, associações, cooperativas, redes, agentes, corpo técnico e artistas, performance e projetos multidisciplinares envolvendo os elementos do hip hop. Que são breaking individual ou grupo; DJ individual, grupo ou beatmakersgraffiti; MC e beatbox individual ou grupo; batalhas de MC’s, beatboxbeatmakersbreaking e DJ´s. E outros projetos multidisciplinares como debate, exposição, intervenção artística, vivência em podcast, literatura, palestra, sarau ou slam.

Em comunicado, o MinC explicou que outra novidade é que, pela primeira vez em editais de Mercados Criativos voltados à seleção de empreendedores culturais, as artes cênicas estão em setores separados. “A mudança pretende garantir a mesma quantidade de vagas dos demais setores para o teatro, a dança e o circo, que até então ‘competiam’ pelas vagas dentro do setor das artes cênicas”, diz.

Criado em 2011, o MICA é o evento central do sistema de políticas públicas voltado, exclusivamente, para a comercialização de produtos e serviços e para o fortalecimento dos diversos setores da indústria cultural na Argentina, em nível internacional. Dessa forma, o mercado tem uma programação pensada para o fortalecimento dos vínculos institucionais, comerciais e artísticos entre os países. Ele visa, ainda, estimular reuniões entre instituições governamentais de cultura da Argentina e de outras nações. Além de incentivar a celebração de acordos de cooperação entre instituições culturais públicas e privadas.

Fonte: EBC