Inscrições abertas para Oficina de Cinema em Campo Grande
O Grupo Casa – Coletivo de Artistas está com inscrições abertas até o dia 25 de outubro para uma oficina gratuita de cinema voltada a jovens de 15 a 25 anos que vivem em Campo Grande (MS). O curso oferece 20 vagas, sendo 70% destinadas a mulheres, e terá certificado de participação.
A oficina se chama “Da Criação à Produção Executiva para Jovens de Campo Grande” e tem como objetivo incentivar a formação de novos talentos no audiovisual, especialmente entre mulheres e pessoas com pouca ou nenhuma experiência na área.
Além disso, as aulas serão ministradas de forma presencial e online, aos sábados e domingos, totalizando 40 horas de carga horária. O curso acontecerá nos dias 1, 2, 8, 15, 22 e 23 de novembro, sempre das 8h às 12h e das 14h às 18h, com intervalo para o almoço.
O que será ensinado
O conteúdo inclui roteiro cinematográfico, bem como processos criativos, produção executiva e exercícios práticos. Além disso, as aulas ajudarão os alunos a desenvolverem seus próprios curtas-metragens. As aulas serão ministradas por profissionais da área.
Entre eles, Ligia Tristão Prieto, diretora e roteirista. Ela dará as aulas de roteiro e produção executiva. Conforme afirma, “Precisamos de mais mulheres contando histórias para que possamos construir um mundo digno para nós também. É preciso que a gente ocupe nossos lugares de criadoras”.
Outro profissional é Leonardo de Castro. Ele abordará sobretudo a criação de roteiros a partir das vivências pessoais dos alunos. De acordo com o professor, “Todo mundo tem uma história de vida que pode acrescentar para outras pessoas no mundo”.
Jéssica Santos, responsável pela parte prática de produção executiva explica: “Depois que os alunos criarem seus próprios roteiros, vamos entender como tirar esse projeto do papel”.
Local e acessibilidade
As aulas presenciais ocorrerão na sede do Grupo Casa, localizada na Rua Visconde de Taunay, nº 306, bairro Amambai, em Campo Grande. Assim, o espaço conta com acessibilidade, rampas, assim como banheiros adaptados, legendas nos vídeos e por fim, materiais em linguagem simples.