Você está visualizando atualmente Imposto de Renda: Mais de 600 mil declarações foram retidas na malha fina
Esse número representa 2,5% do total de declarações retidas de imposto de renda , com direito a restituição (27,1 milhões). Foto: Agência Brasil

Imposto de Renda: Mais de 600 mil declarações foram retidas na malha fina

O contribuinte pode corrigir a declaração ou comprovar as informações declaradas por meio do Meu Imposto de Renda

Mais de 600 mil declarações do IR 2024 caíram na malha fina. O número representa 2,5% do total de declarações com direito a restituição (27,1 milhões). Ao todo, foram entregues pelos contribuintes 45,2 milhões de alegações neste ano. Mas o contribuinte pode corrigir a declaração ou comprovar as informações declaradas por meio do site Receita Federal. Ao decorrer do texto, entenda sobre as declarações retidas do imposto de renda.

Nós calculamos com base nos valores das restituições que a Receita Federal liberou nos cinco lotes, já que 60% das declarações têm direito a restituição. Contudo, o índice de documentos retidos pode ser o menor da série histórica.

Nesta segunda-feira (23), a partir das 9h (de MS), você poderá consultar o quinto e último lote de restituição. A saber, com esse lote, a Receita conclui o pagamento das restituições que não apresentaram inconsistência.

As documentações com inconsistências têm diminuído ao longo dos anos, segundo a Receita. No ano passado, foram retidas em malha 1,3 milhão de restituições com alguma pendência. No entanto, a estimativa da Receita era que neste ano menos de 2% das declarações enviadas ficassem retidas.

Como sair da malha

Para corrigir a declaração ou comprovar as informações declaradas, o contribuinte pode consultar a situação pelo site ou pelo aplicativo “Meu Imposto de Renda” disponível na internet ou para dispositivos móveis (celulares e tablets). No mesmo sistema, pode consultar as pendências e verificar o motivo. Contudo, basta acessar e clicar no serviço “Pendências de malha”.

A Receita Federal realiza a análise da declaração do contribuinte, confrontando as informações declaradas com dados provenientes de empresas, instituições financeiras, planos de saúde e demais entidades.

Se encontrarmos alguma diferença, a Receita Federal separa a declaração para uma análise mais detalhada. Contudo, é o que se chama de malha fiscal, ou “malha fina” como é popularmente conhecida.

Principais erros – Entenda porque as declarações do imposto de renda foram retidas

A Receita Federal cruza as informações do contribuinte com dados de empresas, bancos e planos de saúde. Se encontrar alguma inconsistência, a declaração vai para uma análise mais detalhada, a famosa “malha fina”.

Entre os principais erros cometidos, estão:

  • Omissão de rendimentos: quando a pessoa não informa os rendimentos recebidos ou informa em valor inferior. Muitas vezes, isso acontece com os rendimentos recebidos eventualmente, por um trabalho temporário ou um serviço prestado ocasionalmente;
  • Omissão de rendimentos dos dependentes: ao incluir um dependente na declaração, todos os rendimentos recebidos por ele também devem ser incluídos. Muitas vezes, filhos com menos de 18 anos de idade fazem trabalhos temporários e recebem remuneração. Você deve declarar toda a remuneração recebida pelo seu dependente;
  • Despesas médicas não confirmadas: Quando o contribuinte declara um valor como despesa médica, mas o profissional, clínica ou hospital não confirma esse valor;
  • Despesas médicas não dedutíveis: algumas despesas, por mais necessárias que sejam, não possuem previsão legal para dedução: massagista, nutricionista, enfermagem, compra de óculos, cadeira de rodas, medicamentos, vacinas, testes de farmácia. A exceção é quando essas despesas integram a conta emitida pelo estabelecimento hospitalar.

Fonte: Receita Federal