O transporte global sofrerá até o verão
Atrasos em exportações voltam a ser realidade devido a lockdowns na China. Aliás, o congestionamento nos portos aumenta o número de contêineres não utilizados. Bem como, a fila de navios desatracados. Nesse sentido, a turbulência atinge as fábricas e o comércio exterior do país.
Entretanto, quando o transporte global estava apenas começando a se recuperar do caos da pandemia, o congestionamento nos portos e os atrasos em exportações voltaram. E, a previsão é que esta situação perdure por algum tempo.
Todavia, os bloqueios na China devido ao aumento de casos de Covid-19 causaram estragos em Xangai. Pois é nesta cidade onde fica o maior porto de contêineres do mundo. E agora então, estão causando problemas em outros grandes portos ao redor do mundo.
A princípio, algumas cidades chinesas, incluindo Xangai, começaram a diminuir as restrições do Covid. Nos últimos dias, mais especialistas dizem que o dano já foi feito e o transporte global sofrerá até o verão. Entretanto, isso pode exercer ainda mais pressão sobre as cadeias de suprimentos globais. Sendo assim, elas já estão sofrendo com a invasão da Ucrânia pela Rússia. Por isso, podem manter a inflação aquecida.
Aliás, o Project44 é responsável em rastrear as cadeias de suprimentos globais. Os dados mostraram que os atrasos nas remessas entre a China e os principais portos dos EUA e da Europa quadruplicaram. Isso, desde o final de março, quando a China fechou a cidade de Xangai.
As exportações diminuíram e os atrasos nas remessas aumentaram
No entanto, o tempo que os navios levam para deixar a China e chegar aos principais portos do mundo aumentou no ano passado. Mas houve alguns sinais de alívio desde dezembro. Em relação aos tempos de trânsito entre Xangai e Long Beach, por exemplo, os números estão caindo (janeiro e fevereiro).
Mas, no final de abril, os navios da China rumo a Seattle estavam demorando quatro dias a mais do que o esperado para chegar. Acima de cerca de um dia no mês anterior.
Desde março, no entanto, houve um aumento acentuado novamente nos tempos de trânsito nessa rota. O atraso das exportações ocasionado pelos novos lockdowns na China promete se estender.
As fábricas lutam para retornar às operações normais
Porém, para aumentar o problema, muitos caminhoneiros têm lutado para chegar aos portos da China. Devido a restrições de viagem e requisitos de teste contra a Covid.
Em suma, a gigante de transporte marítimo Maersk alertou em um comunicado no mês passado que os serviços de transporte rodoviário em Xangai seriam “severamente” impactados por essas restrições.
“Com a indústria de manufatura sendo fechada em Xangai e os caminhoneiros incapazes de viajar rapidamente, as exportações foram reduzidas e os atrasos nas remessas aumentaram”, disse Josh Brazil, diretor de Supply Chain Data Insights do Project44.
Desse modo, os atrasos “continuarão nos meses de verão”, enquanto as fábricas lutam para retornar às operações normais em Xangai, acrescentou.