Cursos de graduação ofertados em 10 municípios, e as vagas são para portador de diploma, reingresso e transferência interna e externa
Sendo assim, são 462 vagas distribuídas em 10 municípios e o processo seletivo se destina a portador de diploma de graduação, reingresso, transferência externa e interna, com ingresso no segundo semestre.
O Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) está com inscrições abertas até sexta-feira (05) para vagas no ensino superior. Contudo, foram abertas vagas para cursos de bacharelado, licenciatura e tecnologia.
Contudo, a previsão é que o resultado preliminar seja divulgado em 12 de agosto, com matrículas entre os dias 19 e 23 do mesmo mês. Por isso, a seleção será realizada com base na documentação apresentada pelo candidato, sob responsabilidade da coordenação do respectivo curso.
As vagas para portador de diploma tem o foco em quem possui curso superior concluído no IFMS ou em outra instituição de ensino (pública ou privada), reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC).
Dessa forma, as transferências externas são para estudantes já regularmente matriculados no IFMS que queiram se transferir para outro campus da própria instituição ou para aqueles regularmente matriculados em outra instituição de ensino (pública ou privada), que pretenda se transferir para o Instituto.
Entretanto, as transferências internas são para estudantes regularmente matriculados na instituição e que desejam se transferir para outro curso no mesmo campus. Assim, para portador de diploma e transferências serão analisados formulário de pontuação, histórico escolar e ementas apresentadas.
O reingresso é voltado aos que desejam retornar ao mesmo curso e campus da instituição que deixaram de frequentar, há no máximo cinco anos, e que não tenham se beneficiado do reingresso anteriormente. Mas, a avaliação acontece através do coeficiente de rendimento.
Documentação para se candidatar as 462 vagas
Dessa forma, para a inscrição é necessário anexar documento oficial de identificação com foto e o Cadastro de Pessoa Física (CPF), caso o número não conste no documento de identificação.
Os casos de portador de diploma ou transferência externa além dos documentos básicos, serão necessários os seguintes documentos digitalizados: diploma ou certificado e histórico escolar do curso de graduação reconhecido pelo MEC; comprovante de matrícula recente de curso superior (apenas para transferência externa); histórico acadêmico/escolar de curso superior; formulário de pontuação preenchido; ementas das disciplinas cursadas e aprovadas.
Por isso, o reingresso ou transferência interna o candidato deve ainda anexar uma carta pessoal, informando os motivos para solicitação e, no caso de transferência, o formulário de pontuação.
Por exemplo, as vagas respectivas em cada município
Portanto, são 462 distribuídas nos câmpus de: Aquidauana, Campo Grande, Corumbá, Coxim, Dourados, Jardim, Naviraí, Nova Andradina, Ponta Porã e Três Lagoas. As vagas variam conforme as modalidades.
Aquidauana
Engenharia Civil
Redes de Computadores
Sistemas para Internet
Campo Grande
Engenharia Elétrica
Engenharia Mecânica
Sistemas para Internet
Corumbá
Análise e Desenvolvimento de Sistemas
Coxim
Alimentos
Engenharia de Pesca
Química
Sistemas para Internet
Dourados
Jogos Digitais
Jardim
Arquitetura e Urbanismo
Computação
Naviraí
Agronomia
Análise e Desenvolvimento de Sistemas
Nova Andradina
Agronomia
Análise e Desenvolvimento de Sistemas
Produção de Grãos
Ponta Porã
Agronegócio
Agronomia
Três Lagoas
Análise e Desenvolvimento de Sistemas
Automação Industrial
Engenharia da Computação
Engenharia de Controle e Automação
Sendo assim, as dúvidas sobre o processo seletivo, só encaminhar ao correio eletrônico selecao.graduacao@ifms.edu.br.
Fonte: IFMS