No momento, você está visualizando Destaque nacional, HRMS tem as melhores práticas de segurança do paciente na UTI em MS
HRMS é destaque nacional na segurança de pacientes em leitos de UTI. Análise foi feita pela Anvisa Foto: A. Not. Gov. MS

Destaque nacional, HRMS tem as melhores práticas de segurança do paciente na UTI em MS

HRMS é destaque nacional nas práticas de segurança do paciente

O HRMS (Hospital Regional de Mato Grosso do Sul) é destaque nacional na avaliação das práticas de segurança do paciente, realizada pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária). Maior hospital público de Mato Grosso do Sul, o HRMS ficou em primeiro lugar entre os hospitais sul-mato-grossenses e tem “alta conformidade” às práticas de segurança dos pacientes em leitos de UTI.

A avaliação foi realizada entre hospitais com UTIs (Unidades de Terapia Intensiva) adulto no último ano. Assim, em todo o país, foram mais de 1,5 mil hospitais avaliados e em Mato Grosso do Sul, 29.

Atualmente, o HRMS conta com 29 leitos de UTI adulto, 8 leitos de UTI pediátrica, 10 leitos de UTI Neonatal e 10 leitos na UCO (Unidade Coronariana), que também é uma unidade de terapia intensiva. Esta unidade se dedica apenas ao tratamento de pacientes com doenças cardíacas graves.

Em hospitais como o HRMS, há UTI adulto, assim como centro cirúrgico e centro obstétrico. Nesses locais, 21 indicadores têm avaliação. Eles analisam desde a existência do Núcleo de Segurança do Paciente até protocolos implantados de prevenção de lesão por pressão. Também avaliam a identificação do paciente, por exemplo.

Núcleo de Segurança do Paciente no HRMS

No Hospital Regional de MS, o Núcleo de Segurança do Paciente existe desde 2013. O setor é responsável por promover ações com direcionamento à segurança e à qualidade do atendimento aos pacientes. Ele atua em várias frentes para reduzir o risco de danos e eventos adversos durante o processo de cuidado. Além disso, implementa boas práticas de segurança no ambiente hospitalar.

Entre as principais funções do Núcleo, estão a identificação de riscos à segurança dos pacientes dentro do hospital. Implementação de protocolos e boas práticas. Capacitação e treinamento de profissionais, monitoramento e avaliação dos indicadores de segurança. Além disso, há promoção da cultura de segurança entre os profissionais de saúde.

Acompanhamento contínuo

“A segurança do paciente é sempre a nossa prioridade máxima. Aqui no HRMS fazemos um acompanhamento contínuo dos indicadores de segurança e a análise dos eventos adversos para garantir que as boas práticas estão sendo feitas. Por meio delas, conseguimos fortalecer a prevenção de infecções e garantir as boas práticas assistenciais”, afirma a chefe do Núcleo de Segurança do Paciente do HRMS, enfermeira Simone Carvalho.

De acordo com a Anvisa, a avaliação objetiva “promover a gestão dos riscos e a adoção de práticas de segurança em serviços de saúde do país, reforçando a cultura de segurança e propiciando o aprimoramento do cuidado prestado aos pacientes e melhoria da qualidade nesses serviços”.

Para a diretora-presidente da Funsau (Fundação Serviços de Saúde de MS), Marielle Alves Corrêa Esgalha, o reconhecimento da Anvisa reforça o comprometimento de cada profissional que atua no Hospital Regional.

“Esse resultado é motivo de muito orgulho para todos nós. Ele mostra que estamos no caminho certo, com um trabalho sério, permanente e coletivo, que coloca a segurança do paciente sempre em primeiro lugar. Além disso, nos motiva a continuar aprimorando nossos processos, sempre com foco na qualidade do atendimento e no cuidado com a vida”, assegura.

Fonte: A. Not. Gov. MS