Horta em casa pode é também uma atividade para desenvolver-se com a família, proporcionando mais tempo com os filhos
Cultivar uma horta em casa é sinônimo de saúde. A afinal, além de ser um incentivo a mais para incluir vegetais na alimentação cotidianamente, com o cultivo caseiro você garante hortaliças completamente livres de agrotóxicos. A horta em casa como um benefício da alimentação saudável pode ser um apelo de ainda mais valor para crianças.
Para quem tem crianças em casa, o encantamento delas ao ver o desenvolvimento de uma planta. Pode, portanto, tornar o consumo destas plantas muito mais prazeroso. Há famílias que colecionam memórias importantes assim.
Além disso, cuidar da horta pode ser uma boa atividade para desenvolver-se com a família. Proporciona mais tempo com os filhos, ajudando a ensinar lições de responsabilidade e proporcionando contato com a natureza.
Evita gastar com compras
Extrapola as vantagens para a saúde. Essa horta traz, dessa maneira, benefícios para o bolso. Cultivando os vegetais, você evita gastar com compras em supermercados e feiras.
É também um trunfo a mais na decoração. Seja a horta dentro do espaço da casa ou no quintal, é uma forma de acrescentar um toque de verde e deixar o ambiente mais fresco e acolhedor.
Em meio a todas as vantagens, ainda vale apontar que o cultivo de uma horta caseira não é complicado. Dedica-se, portanto, tempo aos cuidados com irrigação e adubagem. Observa-se a saúde das plantas e atentando-se para as necessidades de cada espécie é possível obter alimentos de qualidade. Pode-se, portanto, fazer toda a diferença na alimentação da sua família.
Onde plantar na horta em casa
Falta de quintal não é motivo para não ter horta! Aliás, casas com pouco espaço ou apartamentos também podem dispor de um cantinho para o plantio de uma horta. Basta, portanto, escolher um local que receba algumas horas de luz solar direta.
Dessa forma, na hora de escolher o melhor modo de plantar a sua horta, pense no espaço disponível, considere as espécies que deseja cultivar. Isto é, avalie qual modelo melhor se integra à decoração e estilo da sua casa. Algumas formas de cultivar as plantas são:
- Direto na terra: ideal para quem tem quintal com espaço, nesse modelo tradicional as sementes ou mudas são plantadas direto na terra.
- Vasos: vasos são alternativas práticas tanto para quem mora em casa quanto em apartamento, com várias opções de tamanhos, materiais, formatos e cores.
- Embalagens recicladas: garrafas pet, latas de refrigerante ou alimentos, caixas de leite, potes de vidro. É uma saída barata, rápida e sustentável.
- Floreiras: oferecendo um bom espaço, as floreiras são ótimas para uma horta compacta em pequenos espaços.
- Caixas de madeira: espaçosos e baratos, caixotes de madeira e paletes podem ser boas escolhas.
- Horta vertical: ideal para quem mora em apartamento, esse modelo consiste em montar a horta aproveitando espaços próximos a paredes. A horta vertical pode ser plantada em vasos, embalagens recicladas, estruturas de madeira e sapateiras.
Fonte: Greenpace, vivamaisverde, Dicas de mulher